Recicla Sampa - Poluição plástica impacta mais os pobres, diz ONU
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Poluição plástica impacta mais os pobres, diz ONU

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Catador no Centro de São Paulo. Foto: Rolê

A gente aqui no Recicla Sampa vive dizendo que entrar na onda da reciclagem não é apenas uma ação ambiental, mas também uma ação social, principalmente pelo fato de milhares de profissionais dependerem do lixo reciclável para sustentarem suas famílias nos quatro cantos do país.

Recentemente, a equipe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi mais a fundo nessa questão e produziu um relatório que conclui o que já dava para imaginar: a poluição plástica afeta muito mais as pessoas marginalizadas das cidades e das florestas

Produzido em parceria com a ONG Azul, especializada em justiça ambiental, o relatório pede o reconhecimento das comunidades afetadas pelos resíduos plásticos e sua inclusão nas tomadas de decisão locais. 

O documento detalha diferentes casos de injustiça ambiental, que vão desde o desmatamento e do deslocamentos de povos indígenas para abrir caminho para a extração de petróleo, passam pela contaminação da água potável por fluidos de fraturamento e chegam ao desperdício de águas residuais.

Como exemplos, o relatório cita problemas de saúde em comunidades predominantemente afro-americanas que vivem perto de refinarias de petróleo no Golfo do México e os riscos ocupacionais de cerca de dois milhões de catadores de lixo reciclável e orgânico na Índia.


“O impacto dos plásticos nas populações vulneráveis vai muito além de sistemas de gestão de resíduos ineficientes e às vezes inexistentes”, diz Juliano Calil, principal autor do relatório e pesquisador sênior do Center for the Blue Economy

“Na verdade, ele começa com questões relacionadas à extração de petróleo, passa por ambientes tóxicos e emissões de gases de efeito estufa, e ainda impacta as políticas de distribuição de água”, revela Calil.

“Os esforços atuais para gerenciar e diminuir a poluição causada pelo plástico são inadequados para abordar todo o escopo dos problemas acarretados”, resume Marce Gutiérrez-Graudiņš, fundadora e diretora executiva da Azul.

Foto1
Poluição gerada pelos resíduos descartados de maneira incorreta. Foto: diy13 / Shutterstock

Já é consenso que o desafio do lixo plástico no século XXI ganhou uma nova dimensão com a pandemia. Junto com os impactos na biodiversidade e as mudanças climáticas, ele forma o tripé da emergência planetária. 

Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen explica que justiça ambiental significa educar as pessoas que estão na linha de frente da poluição plástica. “Precisamos explicar sobre o seu risco, incluindo-as nas decisões sobre produção, uso e descarte, além de garantir acesso a um sistema judicial confiável”, disse Inger. 

Neste contexto, os autores do relatório recomendam que os governos expandam seu monitoramento de resíduos plásticos, estudem impactos na saúde e invistam na sua gestão

Os governos também devem adotar e aumentar a fiscalização das proibições de plásticos de uso único e encorajar sua redução, reciclagem e reutilização. Além disso, devem sensibilizar e encorajar comunidades afetadas a agir, garantindo acesso a um sistema judicial eficaz, que siga os princípios da justiça ambiental, como o Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI) e o direito de acesso à informação. 

Texto Produzido em 31/5/2021


Últimas

Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024
Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024