Por que utilizar sacolas retornáveis?

25/06/2018

Elas estão por toda a parte. Nos supermercados, nas feiras e no comércio em geral. Há alguns anos a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado paulista tentaram banir seu uso, mas em vão. Nem a cobrança por cada unidade utilizada inibiu o consumo nos estabelecimentos comerciais. Estamos falando das famosas sacolinhas plásticas, um dos materiais mais devastadores do ecossistema.

Eliminá-las do planeta seria um sonho, infelizmente um pouco distante de acontecer. Mas pequenas atitudes podem contribuir de fato para a diminuição de seu consumo. Utilizar sacolas retornáveis é uma ótima opção para amenizar o impacto do plástico no meio ambiente. As chamadas Ecobags, além de mais resistentes, têm muito mais tempo de vida útil. Supermercados, por exemplo, vendem esse tipo de sacola como alternativa ao uso das de plástico.

Há também as velhas conhecidas caixas de papelão, que facilitam o armazenamento das compras. Além de serem feitas de material reciclável, são alternativas gratuitas às sacolinhas pagas. Hoje em dia existem ainda carrinhos de mão bem modernos e dobráveis, de várias cores, estampas e tamanhos. Uma ótima ideia principalmente para o transporte de produtos mais pesados.

Mas se você não fica sem as sacolinhas plásticas, tente pelo menos reutilizá-las em casa. A verde pode servir para você armazenar os resíduos recicláveis de sua residência, como latinhas de refrigerante e garrafas pet. Já a preta, para o recolhimento de fezes do seu cachorro quando leva-lo para passear na rua ou até mesmo para o descarte do lixo orgânico, como papel higiênico e restos de alimentos. Reaproveitar é sempre a melhor opção: lembre-se disso!

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados