07 de Janeiro de 2020,00h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Sete mil pneus, três mil garrafas PET e cinco mil latinhas de alumínio formam a estrutura da primeira casa sustentável do Brasil. Batizado de "Casa Orgânica", o projeto é fruto de uma viagem do casal Yuri e Vera Sanada, que passou por cerca de 40 países conhecendo as mais diversas alternativas sustentáveis. O imóvel fica localizado na região de Joanópolis, no estado de São Paulo. "Enquanto as construções brasileiras desperdiçam em média 30% de materiais, a Casa Orgânica tem por objetivo atingir índice zero de desperdício", explica o casal em vídeo.
No lugar dos tijolos, a casa utiliza pneus servíveis doados por uma indústria depois que o projeto ganhou certificação do Ibama. Preenchidos com terra compactada para sua sustentação, cada pneu pesa cerca de 100 quilos e dá à estrutura paredes grossas com isolamento térmico e acústico. "Ao utilizarmos pneus nas paredes, deixamos de queimar em torno de 100 árvores na produção dos tijolos", explica Vera em vídeo. As latinhas e as garrafas de plástico compradas de catadores servem para serem colocadas no vão, que é formado entre os pneus, reforçando a base da parede. Esses materiais também são utilizados na produção de uma escada interna que dá acesso ao segundo andar da habitação.
Para a preparação do piso, foram utilizados pedaços de pneus picados ao invés da brita, com a função de isolar o chão do contrapiso. Este, por sua vez, foi produzido com pó de pneu bem fino e cimento ecológico CPIII, feito de resíduos industriais. Com 450m², conta ainda com um telhado verde, com uma horta e claraboias, que permitem a entrada de luz natural, oferecendo uma temperatura agradável dentro da edificação. “A casa produz sua própria energia através do vento, do sol e de biogás e recicla a água até duas vezes, reduzindo em até 60% o consumo de uma casa convencional", explica no site.
O objetivo é que o projeto sirva de modelo para comunidades, prefeituras e entidades que queiram adotar esse médoto de construção consciente.
“Esperamos que os ensinamentos deste projeto sejam aproveitados pelo maior número de pessoas e, por isso, a tecnologia será disponibilizada gratuitamente para entidades e interessados”, reforça o casal na apresentação do projeto no site.
Fontes: Hypeness, Casa Orgânica, Youtube
Texto produzido em 31/01/2019
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos