Recicla Sampa - Profissionais da limpeza ganham homenagem em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Profissionais da limpeza ganham homenagem em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Mural em homenagem ao Dia do Gari, revitalizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Foto: Prefeitura de São Paulo

São Paulo conta com o apoio de um batalhão de 16 mil agentes para manter a zeladoria do munícipio. Para celebrar o Dia do Gari, comemorado no último 16 de maio, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) da Prefeitura vai entregar dois murais grafitados em homenagem aos profissionais de limpeza da cidade.

As ações de pintura começaram no Ecoponto Vila Madalena e em um ponto revitalizado na região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Os muros destes locais, que juntos somam 370 metros quadrados, serão a base para as pinturas, produzidas por um grupo de artistas renomados.

Mauro Neri desenvolverá seu trabalho no Ecoponto da Vila Madalena e Carolina Teixeira, Enivo, Vinicius Caps e Mundano vão trabalhar no ponto revitalizado da Faria Lima. Além da homenagem, os desenhos também buscam conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente os resíduos.

“Essa ação é uma maneira de retribuir todo o trabalho que esses profissionais fazem pela nossa cidade. Durante a pandemia do coronavírus, pudemos ver o quão importante e essencial é o serviço de limpeza e como ele impacta na saúde pública. Esses homens e mulheres merecem nossos agradecimentos todos os dias”, disse Roberto Perosa, presidente da AMLURB.

Os agentes de limpeza ou agentes ambientais, popularmente conhecidos como garis, executam diferentes serviços de zeladoria, como varrição, coleta domiciliar, limpeza de bueiro, operação de Ecoponto, lavagem de monumento, revitalização de ponto viciado e limpeza de feiras livres.

Eles coletam diariamente cerca de 20 mil toneladas de resíduos por dia em São Paulo. Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São Paulo garantiu o funcionamento de todos os serviços públicos de limpeza, incluindo a coleta domiciliar, os 118 Ecopontos e as duas Centrais Mecanizadas de Triagem (Carolina Maria de Jesus e Ponte Pequena).

De acordo com os dados do mais recente relatório emitido pela ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), os resíduos provenientes da coleta seletiva aumentaram em 12% durante 2020 na cidade de São Paulo.

Ainda segundo os números oficiais divulgados pela AMLURB, foram coletadas 73,5 mil toneladas de lixo reciclável na capital. Essa excelente notícia indica uma tendência de alta em todos os estados do Brasil.

Texto produzido em 27/05/2021


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024