06 de Setembro de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em Santo André, município da Grande São Paulo, a Prefeitura criou o projeto Moeda Verde, que consiste na troca de lixos recicláveis por alimentos hortifrúti. A ação tem como objetivo conscientizar os moradores da região sobre a separação e descarte correto dos resíduos secos e o consumo consciente.
A cada 5 quilos de material reciclável entregue nos pontos móveis de coleta do projeto, o cidadão recebe 1 quilo de alimento hortifrúti. Os alimentos entregues são adquiridos no Banco de Alimentos e na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).
As trocas acontecem a cada 15 dias, das 14h às 16h em sete pontos diferentes: Núcleo dos Ciganos/Vila Metalúrgica (Utinga), Núcleo Capuava, Núcleo Jd. Cipreste (Jardim Irene), Núcleo dos Eucaliptos (Cata Preta), Núcleo Morro Vista Alegre – Kibon (Cassaquera), Núcleo Jardim Santa Cristina e Núcleo Jd. Cristiane & Gaturama (Jardim Cristiane). A operação beneficia cerca de 14 mil moradores.
Todo material entregue é enviado às cooperativas de reciclagem parceiras da autarquia. Em 2018, a atividade superou a marca de 50 toneladas de resíduos coletados na região. Recentemente, o programa o ganhou um hotsite com todas as informações sobre o projeto.
Confira aqui as datas de coleta do Moeda Verde para 2019.
Fontes: Metro Jornal, Prefeitura de Santo André, Moeda Verde
Texto produzido em 06/02/2019
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo