29 de Setembro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) vai capacitar 350 municípios paulistas em gestão de resíduos sólidos urbanos.
A iniciativa faz parte do programa Integra Resíduos, lançado em 2024, que tem como objetivo fortalecer o manejo de resíduos e promover soluções ambientalmente adequadas, da geração à destinação final.
O curso, conduzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA), terá duração de oito meses e investimento de R$ 6,3 milhões.
As atividades começam com diagnóstico da situação em cada município, seguidas de estudos técnicos e propostas de melhoria.
A etapa final contará com oficinas regionais, reunindo até 50 participantes, entre gestores públicos, cooperativas e associações de reciclagem.
Alinhado à Política Nacional e ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o programa aborda aspectos técnicos, jurídicos e de fiscalização, além de estratégias de implementação. Também busca modernizar a gestão com modelos regionais, economicamente viáveis, que incluam catadores no processo.
Na primeira etapa, 54 municípios participam em três consórcios intermunicipais e na Região Metropolitana de Campinas, em parceria com a Companhia Paulista de Parcerias.
Todos os inscritos recebem capacitação para fortalecer a governança.
O desafio é urgente: São Paulo gera cerca de 40 mil toneladas de resíduos por dia, a um custo anual de R$ 6 bilhões.
Mais de 200 cidades percorrem mais de 50 km para destinação final e 114 aterros têm vida útil inferior a dois anos, reforçando a necessidade de soluções conjuntas e sustentáveis.
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões