13 de Marco de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 223/25 propõe a criação do programa Recicla Cash.
A iniciativa busca estimular a reciclagem de resíduos sólidos urbanos por meio da conversão de materiais recicláveis em descontos nas contas de luz e água.
De acordo com a deputada Fernanda Pessoa, idealizadora da proposta, os objetivos principais são reduzir o descarte irregular de resíduos, incentivar a educação ambiental e o consumo consciente, além de fortalecer a atuação de cooperativas e catadores e promover a integração entre setores público e privado na economia circular.
A regulamentação do programa ficará a cargo do governo federal, com a gestão compartilhada entre o Ministério do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O projeto prevê o envolvimento de distribuidoras de energia, concessionárias de saneamento, cooperativas de reciclagem, bancos e empresas privadas para viabilizar sua implementação.
O Recicla Cash tramita em caráter conclusivo e será avaliado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para se tornar lei, o texto ainda precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática