Recicla Sampa - Projeto de lei quer banir o uso de sacolas plásticas em São Paulo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto de lei quer banir o uso de sacolas plásticas em São Paulo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
PL também torna obrigatório a distribuição gratuita de sacolas bioplásticas reaproveitáveis. Foto: Pexels

Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo um Projeto de Lei que quer proibir o uso de sacolinhas plásticas em estabelecimentos comerciais. A norma é de autoria do vereador Zé Turin, do PHS, e tem o objetivo de propor aos comerciantes que estimulem os consumidores a utilizarem sacolas reutilizáveis, além de fornecer informações sobre como a mudança pode beneficiar o meio ambiente.

A PL (Projeto de Lei) 274/18 também torna obrigatório a distribuição gratuita de sacolas bioplásticas reaproveitáveis que estejam em acordo com a resolução 55, de 2015, da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) - autarquia responsável pelo gerenciamento do lixo residencial na capital – que seguem especificações para resíduos secos (na cor verde) e para resíduos sólidos domiciliares (na cor cinza). O material poderá conter ainda o logotipo das empresas.

Os estabelecimentos que não cumprirem as normas poderão ser multados em mil reais, podendo ter o alvará de licenciamento cassado, bem como o fechamento do comércio em caso de reincidência. A punição ficará a cargo da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Em abril de 2015, entrou em vigor a lei que proíbe o uso de sacolas plásticas derivadas do petróleo. O texto, regulamentado pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), permitiu aos estabelecimentos oferecerem uma alternativa fabricada em material reciclável, sendo cobrado um valor simbólico do cliente pela aquisição. Outras 13 capitais brasileiras já sancionaram leis que limitam ou proíbem o uso do item plástico. Belo Horizonte foi a pioneira na proibição do uso em supermercados.

Fontes: Câmara Municipal de São Paulo, Ambiente Brasil, G1

Texto produzido em 08/05/2019


Últimas

Notícias

Estudo revela relação entre poluição plástica e aquecimento global

Ciclo vicioso intensifica ambos os problemas afirmam pesquisadores suecos

16/04/2024
Notícias

Campanha Crie esse Hábito avança e inclui catadores de lixo reciclável

Foco é o descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas

15/04/2024
Notícias

O papel da Economia Circular na sustentabilidade do planeta

Entenda a importância da transição para novos modelos de produção e consumo

12/04/2024
Dicas de Reciclagem

Cotonetes de plástico não são reciclados no Brasil

Conheça opções de hastes plásticas sustentáveis a preços acessíveis

11/04/2024