Recicla Sampa - Projeto pretende criar três mil hortas urbanas em condomínios de SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto pretende criar três mil hortas urbanas em condomínios de SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativas como a Nossa Horta representam o começo de um processo de transição sustentável dos condomínios. YuRi Photolife / Shutterstock.com

A pandemia impulsionou nos últimos dois anos uma tendência que já vinha em crescimento mesmo antes das restrições e do medo da insegurança alimentar: a agricultura urbana.

A verdade é que desde 2020, muita gente arrumou um espacinho em casa para fazer a sua horta e produzir ervas, temperos e alguns alimentos frescos.

Mas o pessoal que mora em prédios e condomínios encontrou dificuldades para colocar em prática a ideia, principalmente em função da falta de espaço nos apartamentos.

Foi pensando numa solução para resolver esse problema que o Grupo Lello, especializado em criar sistemas e práticas de organização da vida em comunidade, criou o projeto Nossa Horta.

A iniciativa conta com apoio da startup Loa Terra e pretende utilizar espaços pouco utilizados e ociosos dos prédios para construir hortas comunitárias. O objetivo é contemplar três mil condomínios em 2022 em todo o estado de SP.

Segundo Lucas Girard, líder em Inteligência e Inovação Urbana da Lello, as hortas não só representam o começo de um processo de transição sustentável dos condomínios como também buscam promover a interação entre os moradores.

“Durante a pandemia, as pessoas buscaram trazer um pouco de vegetação para as suas casas. E quando essas hortas vão para espaços comuns, acabam por produzir um efeito de coletividade muito positivo”, disse Girard ao Estadão.

“Muitos condomínios vem procurando a gente, mas para as hortas coletivas serem criadas em áreas comuns, antes é preciso que sejam aprovadas em assembleias. Depois, verificamos as condições do espaço e quais espécies é possível plantar”, explica Lucas.

Se você ficou interessado em implantar uma horta comunitária no seu condomínio, envie uma mensagem para o email [email protected]

Texto produzido em 03/03/2022


Últimas

Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024
Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Considerado o mais importante do setor, evento acontece em junho na Capital Federal

22/05/2024
Notícias

A voz e os ouvidos dos oceanos

Expedição 100% feminina zarpa para pesquisar microplásticos nos mares do Brasil

21/05/2024
Notícias

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%

20/05/2024