Recicla Sampa - Projeto Tampinhas que Curam se espalha pelo país
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Projeto Tampinhas que Curam se espalha pelo país

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Iniciativa socioambiental e 100% voluntária ajuda crianças em tratamento contra o câncer.

Fundado pela engenheira Fernanda de Lucca em 2021, o projeto Tampinhas que Curam usa o poder da reciclagem e das iniciativas socioambientais para uma causa nobre: o tratamento de crianças com câncer.

Nos últimos três anos, o esforço 100% voluntário coletou e encaminhou para a reciclagem mais de 100 toneladas de tampinhas plásticas e três toneladas de lacres de latinhas, revertendo todos os recursos arrecadados para os pacientes e suas famílias.

Atualmente, os pontos de coleta do projeto estão presentes em empresas, escolas e condomínios de 30 cidades de seis estados do país (SP, RJ, MS, DF, PR E PB) e mais de 480 colaboradores dedicam parte do seu tempo para triar e separar os resíduos doados.

“Organizamos mutirões mensais de triagem e separação das tampinhas por cor. Assim, conseguimos agregar valor na venda do material”, explica Fernanda.

Ainda de acordo com a ativista, 22 crianças recebem assistência direta, com suportes médico, psicológico, financeiro e jurídico, ajustados conforme as necessidades de cada tratamento e família.

“Instituições como Itaci, Tucca e Boldrini também se beneficiam das atividades do Tampinhas que Curam e recebem doações que auxiliam outros pacientes”, conta de Lucca.

Vale destacar que o projeto também engaja a comunidade com palestras educativas em escolas e empresas, além de promover campanhas de doação de sangue.

Quais tampinhas o projeto aceita?

São aceitas tampinhas de água, suco, leite, refrigerantes, requeijão, maionese, achocolatado, margarina, sorvete e cápsulas de café.

Além disso, você também pode descartar tampas de produtos de cozinha e higiene, como pasta de dente, shampoo, desodorante, detergente, água sanitária, sabão em pó, amaciante e desinfetante.

Clique aqui e visite o site do Tampinhas que Curam

Clique aqui e encontre os pontos de coleta do Tampinhas que Curam


Últimas

Notícias

Coopercaps inaugura unidade de reciclagem em Santos

Projeto Recicla Santos amplia estrutura e fortalece trabalho dos catadores na Baixada

19/08/2026
Notícias

Brasil completa dois anos com prazo para fim dos lixões vencido

Cerca de 40% dos resíduos produzidos no país ainda recebem destinação inadequada

17/08/2026
Notícias

Chuva leva grande volume de lixo ao Rio Pinheiros

Vídeo expõe descarte irregular e reforça cuidados com resíduos em dias de temporais

16/08/2026
Notícias

Catadores e cooperados são responsáveis por 90% da reciclagem no Brasil

Mesmo com papel de protagonismo, trabalhadores ainda enfrentam informalidade e baixa renda

14/08/2026