29 de Novembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um estudo publicado na revista Science indica que a adoção de apenas quatro políticas poderia eliminar até 91% da poluição por plásticos até 2040.
Conduzida por cientistas da Universidade de Oxford, a pesquisa sugere que limitar a produção de plásticos, taxar embalagens, ampliar a reciclagem e melhorar os sistemas de coleta seriam as soluções mais eficazes para reduzir o impacto ambiental.
Os dados revelam que a limitação da produção de plásticos, especialmente os de uso único, poderia reduzir a poluição plástica em até 28%.
A taxação das embalagens plásticas, outra medida recomendada, incentivaria a indústria a buscar alternativas sustentáveis, como embalagens recicláveis ou biodegradáveis.
Além disso, a expansão da reciclagem e o aprimoramento da coleta de resíduos seriam fundamentais para reaproveitar os plásticos descartados e diminuir o acúmulo nos oceanos e ecossistemas.
De acordo com o estudo, a implementação dessas políticas em conjunto resultaria em uma redução de 91% da poluição plástica até 2040, a partir, claro, da eficácia de uma abordagem integrada e coordenada.
A pesquisa ainda destaca que os plásticos descartáveis, como das embalagens alimentícias, são os principais vilões da poluição global, e que a adoção de soluções para sua redução seria decisiva para combater o problema.
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo
Embale e identifique tudo que possa cortar ou ferir os trabalhadores da reciclagem