Recicla Sampa lança pesquisa para entender dúvidas sobre reciclagem

17/05/2019

Imagem - Foto: Recicla Sampa

Foto: Recicla Sampa

“Respondido, vou passar para todos os amigos”, foi a reação de Paula Lemos ao receber a pesquisa do Recicla Sampa, que busca identificar as principais dúvidas dos cidadãos em relação à reciclagem. Ao responder o questionário, a assistente de marketing que já conhecia o Movimento desde o seu lançamento, em fevereiro, percebeu que muita informação ainda falta na hora de reciclar. “Embora eu tenha mais interesse pelo assunto do que as pessoas com quem convivo de uma forma geral, notei que falta bastante conhecimento”.

Disponibilizada a partir dessa sexta-feira, 17 de maio, a pesquisa que irá analisar o comportamento das pessoas na produção do lixo domiciliar faz parte de uma ação especial do Movimento para o Dia Internacional da Reciclagem. O objetivo é que, a partir dos resultados, conteúdos e materiais focados nas dúvidas das pessoas na hora do descarte sejam produzidos a fim de ajudar a esclarecer essas questões.

Temas como separação dos materiais, compostagem, logística reversa e a atuação das cooperativas na operação são levantados no questionário, que também quer compreender se os cidadãos têm colocado em prática hábitos sustentáveis em sua rotina e, em caso contrário, os motivos que os levam a não incorporarem essas ações. "É muito importante para o mundo que a reciclagem seja algo intrínseco à nossa existência, assim como a produção de lixo tem sido", defende Paula.

Para Guilherme Laybauer, a ação é de extrema importância. "Aconselho que todos respondam, são apenas 2 minutos e irá ajudar nossa São Paulo", defende. Após responder o material, o empresário compartilhou com seus colegas de condomínio a relevância do questionário. Mobilizar as pessoas a separarem o lixo dentro de casa (em comum e reciclável) é o desafio constante da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

Com a missão de diminuir em 500 toneladas a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários nos próximos quatro anos e ampliar a reciclagem, o Recicla Sampa atende o item 24 do Plano de Metras da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o presidente da pasta, Edson Tomaz Filho, a conscientização é essencial. “Essa atitude é simples e fundamental para que os números da coleta seletiva cresçam ainda mais na cidade e possam beneficiar não apenas o meio ambiente, mas as famílias que sobrevivem da renda dos recicláveis”, afirma.

 

Texto produzido em 17/05/2019

 

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados