Recicla Sampa - Reciclabilidade do isopor está baixa em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Reciclabilidade do isopor está baixa em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados.

As cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo enfrentam sérios desafios na coleta e comercialização do isopor.

Embora reciclável em teoria, na prática seu reaproveitamento está inviabilizado por uma série de fatores.

Ou seja, a reciclabilidade do material, que é um tipo de plástico, o poliestireno expandido (EPS), anda baixa na cidade e muitos pontos de coleta foram desativados.

De acordo com fontes consultadas pelo Recicla Sampa, um primeiro problema está no armazenamento.

As cooperativas relatam que o volume mínimo necessário para viabilizar sua comercialização, aliado ao espaço considerável que esse material ocupa nos galpões, torna sua gestão financeiramente insustentável.

Em outra frente, a falta de engajamento da indústria, dos fabricantes, comerciantes e do poder público agrava o problema.

Ou seja, sem investimentos ou subsídios, as cooperativas, que são o elo mais fraco, não conseguem assumir sozinhas a responsabilidade pela logística reversa de um resíduo que não traz retorno financeiro.

Para reverter esse cenário, só há um caminho possível: todos os envolvidos na cadeia produtiva do isopor precisam se unir e buscar soluções.

Enquanto isso não acontece, o que podemos fazer é recusar o máximo possível este tipo de embalagem.


Últimas

Notícias

Ubatuba instala coletores para bitucas nas praias da cidade

Iniciativa promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato

02/05/2025
Notícias

Green Mining inaugura nova Estação Preço de Fábrica em SP

Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis

30/04/2025
Notícias

Embalagens plásticas mais vendidas demoram até 500 anos para se decompor

Ausência de padronização e baixo valor dos materiais exigem políticas públicas firmes

29/04/2025
Notícias

Bienal do Lixo une arte, cultura e educação ambiental em SP

Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital

28/04/2025