30 de Abril de 2021,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Entidade criada em parceria com as fabricantes de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 380 mil toneladas de pneus durante 2020 no Brasil. A quantia é equivalente a 42,2 milhões de unidades de carros de passeio.
O excelente resultado é fruto do investimento da indústria nacional de pneus em logística reversa. No ano passado, foram mais de R$ 68 milhões injetados no programa e 720 municípios atendidos. Os estados com maior volume coletado em toneladas foram São Paulo (81 mil), Minas Gerais (24,9 mil), Paraná (19,6 mil), Amazonas (19,5 mil) e Mato Grosso do Sul (17, 2 mil).
Após a coleta, que acontece em pontos destinados pelas prefeituras de mais de mil municípios, incluindo a cidade de São Paulo, parte dos pneus (inservíveis) vai para a reciclagem nas empresas trituradoras. A outra parte (servíveis) passa por uma série de processos e volta a circular nos automóveis.
Depois de processado, o material reciclado é utilizado na fabricação de tapetes para carros e casas, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, no asfaltamento de ruas, em artefatos de borracha e em processos da indústria de cimento.
A dica é sempre deixar os pneus na própria loja onde você fez a troca. Caso tenha comprado pela internet e acabou com os pneus antigos em casa, você pode recauchutar em uma oficina ou doar para empresas que irão reutilizar os pneus. Você também pode doar para artesãos e artistas que precisam do material para construir móveis, jardins e outros itens.
Caso você não conheça empresas ou artistas, saiba que a responsabilidade de coletar o seu pneu é do fabricante, de acordo com a lei brasileira, então cabe a ele dispor de recursos e infraestrutura para o recolhimento. Você pode entrar em contato com a empresa ou o local onde adquiriu o pneu..
Lembre-se que, por lei, o consumidor faz parte dessa cadeia de produção e é considerado o corresponsável por devolver o produto usado.
Encontre os locais de descarte no site da Reciclanip.
Texto produzido em 29/4/2021
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil