14 de Julho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Organização responsável por implementar o programa de logística reversa no país, a Reciclus tem atualmente 3,8 mil pontos de coleta de lâmpadas no Brasil.
Resultado da PNRS e de um Acordo Setorial, a ONG afirma já ter coletado mais de 30 milhões de lâmpadas desde 2017, ano de sua fundação.
Sua função no sistema é disponibilizar pontos de coleta em estabelecimentos comerciais para que pessoas físicas possam descartar lâmpadas usadas de forma segura e ambientalmente correta.
Os resíduos são posteriormente coletados, transportados e adequadamente destinados por empresas devidamente homologadas.
Com a participação ativa dos consumidores, a Reciclus fortalece a conscientização sobre a necessidade de práticas sustentáveis e reforça a importância do cuidado com o planeta para as gerações futuras.
Todo mundo já deve ter passado por essa situação. A luz da sua casa queima, você troca e se pergunta: e agora, onde é que eu descarto essa lâmpada queimada?
No lixo comum, no reciclável? Em nenhum dos dois!
Apesar de serem recicláveis, as lâmpadas contêm mercúrio e outras substâncias tóxicas em sua composição e precisam ser descartadas em coletores especiais.
Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei e fabricantes, comerciantes e importadores devem organizar a logística reversa do material e encaminhar os resíduos para a reciclagem.
Para descartar corretamente, você pode levar até o local onde fez a compra, pode procurar um ponto de coleta no site do Recicla Sampa ou visitar a página da Reciclus.
Só não vale descartar de qualquer jeito!
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos