14 de Julho de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Organização responsável por implementar o programa de logística reversa no país, a Reciclus tem atualmente 3,8 mil pontos de coleta de lâmpadas no Brasil.
Resultado da PNRS e de um Acordo Setorial, a ONG afirma já ter coletado mais de 30 milhões de lâmpadas desde 2017, ano de sua fundação.
Sua função no sistema é disponibilizar pontos de coleta em estabelecimentos comerciais para que pessoas físicas possam descartar lâmpadas usadas de forma segura e ambientalmente correta.
Os resíduos são posteriormente coletados, transportados e adequadamente destinados por empresas devidamente homologadas.
Com a participação ativa dos consumidores, a Reciclus fortalece a conscientização sobre a necessidade de práticas sustentáveis e reforça a importância do cuidado com o planeta para as gerações futuras.
Todo mundo já deve ter passado por essa situação. A luz da sua casa queima, você troca e se pergunta: e agora, onde é que eu descarto essa lâmpada queimada?
No lixo comum, no reciclável? Em nenhum dos dois!
Apesar de serem recicláveis, as lâmpadas contêm mercúrio e outras substâncias tóxicas em sua composição e precisam ser descartadas em coletores especiais.
Por essas razões, seu descarte correto é obrigatório por lei e fabricantes, comerciantes e importadores devem organizar a logística reversa do material e encaminhar os resíduos para a reciclagem.
Para descartar corretamente, você pode levar até o local onde fez a compra, pode procurar um ponto de coleta no site do Recicla Sampa ou visitar a página da Reciclus.
Só não vale descartar de qualquer jeito!
Modelo do país asiático une valores culturais, políticas públicas e educação ambiental
Ação organiza reciclagem, garante limpeza urbana e amplia renda dos profissionais
Potes de xampu, condicionador e outros itens devem ser descartados no lixo reciclável
Norma exige gestão adequada de resíduos em shows, festivais, feiras e eventos esportivos