29 de Outubro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Os seis shows de Bruno Mars em São Paulo nas últimas semanas geraram cerca de cinco toneladas de lixo reciclado, principalmente latinhas.
Durante os eventos, o gerenciamento dos resíduos foi organizado pela Rede Sul, organização paulistana que conecta cooperativas para a comercialização recicláveis, com apoio da Rede Transforma, projeto de apoio aos catadores autônomos da zona sul da capital.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, todo o alumínio coletado foi enviado ao Centro da Novelis, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, considerado o maior complexo de laminação e reciclagem do material no mundo.
Além do projeto pontual durante os shows, a Novelis também anunciou uma parceria com o programa Rede Transforma. O objetivo é ampliar as operações na região da cidade onde o projeto atua.
Com um aporte financeiro da empresa, o programa tem como meta coletar cerca de 100 toneladas de alumínio neste ano e implementar um modelo de franquia de reciclagem, incluindo uma nova unidade de processamento na comunidade de Paraisópolis.
Capitaneado pela Rede de Cooperativas de Coleta Seletiva (Rede Sul), em parceria com o eureciclo, o Rede Transforma é um projeto socioambiental focado em gerar trabalho e renda para catadores autônomos de recicláveis.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cadeia da reciclagem no Brasil ao mesmo tempo que promove a inclusão social e melhora as condições de vida dos profissionais do setor. O projeto ainda viabiliza um esforço de educação ambiental e conscientização sobre a importância da reciclagem para a sustentabilidade ambiental do planeta.
Junto com escolas e organizações comunitárias, são organizadas campanhas que incentivam as boas práticas da separação dos resíduos e o consumo consciente. Outro destaque do projeto é a criação de pontos de coleta seletiva (PEVs) em áreas rurais e comunidades carentes, onde a prestação de serviço tradicional ainda não chega.
Esses PEVs são geridos pelas próprias cooperativas, que recebem apoio técnico e financeiro para operar de forma eficiente.
Além disso, o Rede Transforma investe na capacitação dos catadores, oferecendo cursos de gestão, segurança no trabalho e técnicas de reciclagem avançada.
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões