Recicla Sampa - Resíduos orgânicos representam metade do lixo gerado no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Resíduos orgânicos representam metade do lixo gerado no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
País recicla somente 1% do lixo orgânico; Planares propõe reaproveitar 13,5% até 2040. Foto: Hakim Graphy / shutterstock.com

De acordo com a Abrelpe, coautora do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares), os resíduos orgânicos representam metade do total do lixo urbano gerado no Brasil todos os anos.

Ainda segundo a associação, a expectativa é que até 2040 o país passe a aproveitar mais de 13 mil toneladas deste tipo de resíduo por dia.

Na prática, o objetivo é sair do patamar atual de cerca de 1% de resíduos orgânicos reciclados para pelo menos 13,5% nos próximos 18 anos.

“Com essa meta, o Planares abre uma oportunidade para que os municípios estruturem novas opções e unidades para o tratamento e valorização dessa fração dos resíduos”, diz a Abrelpe.

Feiras e Jardins Sustentáveis da Prefeitura de São Paulo

Importante lembrar que aqui na capital, segue em andamento o projeto Feiras e Jardins Sustentáveis da Prefeitura de São Paulo. No último levantamento, os dados indicavam para mais de 33 mil tolenadas de resíduos orgânicos reciclados.

Atualmente, a cidade conta com cinco pátios de compostagem, localizados nas regiões da Lapa, Sé, Mooca, Ermelino Matarazzo e São Matheus. Cada um possui capacidade para receber até três mil toneladas de resíduos por ano e para processar até 600 toneladas de composto no mesmo período.

Compostagem: reciclagem de alimentos

Você sabia que tanto na sua casa quanto no seu apartamento é possível fazer uma composteira? Você também pode reunir a sua comunidade e, com técnicas e métodos diferentes, organizar uma composteira comunitária em uma praça, por exemplo.

A tecnologia está tão avançada que já dá até para comprar uma composteira elétrica nessas grandes lojas online que existem por aí. "Mas porque eu montaria, organizaria ou compraria uma composteira?" você deve estar se perguntando... Na natureza, tudo é reciclável.

Nos ecossistemas, as plantas e animais mortos se decompõem no solo, onde a matéria orgânica se transforma em nutrientes para as ecossistemas. Foi observando essa capacidade incrível do planeta terra que há cerca de cinco mil anos os chineses criaram a compostagem, um processo para produzir insumos agrícolas que adubam as hortas e plantações.

Ou seja, compostagem é quando os humanos gerenciam e manipulam essa decomposição biológica natural com o objetivo de produzir uma matéria estável, que contém uma quantidade bem grande e diversa de microrganismos.

Com ampla capacidade de reter a água, esses micróbios e a matéria orgânica disponibilizam os nutrientes para as plantas e geram a estrutura e a fertilidade de um solo saudável, perfeito para o manejo de verduras, frutas, legumes e outros tipos de cultura.

Isso quer dizer que você pode reciclar as cascas de fruta e legumes, os restos de alimentos em geral e as folhas do seu jardim e transformar tudo isso em um excelente adubo, 100% orgânico, ao mesmo tempo em que colabora para a sustentabilidade do planeta!

Clique aqui e confira uma reportagem especial sobre compostagem!


Últimas

Dicas de Reciclagem

Reciclabilidade do isopor está baixa em SP

Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados

19/09/2024
Notícias

Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola Lixo Zero de SP

Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste

18/09/2024
Notícias

Brasil aumenta importação de lixo reciclável

Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram

17/09/2024
Notícias

Comissão aprova inclusão de empresas de reciclagem no Simples Nacional

Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia

16/09/2024