Recicla Sampa - Revolução do Guarda-Roupas ganha força na Europa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Revolução do Guarda-Roupas ganha força na Europa

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
União Europeia propõe imposto da economia circular para fabricantes de roupas e calçados. Foto: SvetikovaV / shutterstock.com

A Comissão Europeia divulgou recentemente os detalhes de uma iniciativa para tornar a indústria têxtil responsável pelos custos associados à gestão de seus resíduos.

A proposta sugere que as empresas do setor de roupas e calçados assumam a responsabilidade pelo ciclo completo de vida dos produtos.

A ideia é seguir a mesma abordagem já aplicada em setores como embalagens, baterias e dispositivos eletrônicos.

Com a implementação do "imposto da economia circular", espera-se que as organizações acelerem suas ações relacionadas à coleta, reciclagem e reutilização dos materiais.

A União Europeia produz anualmente cerca de 12,6 milhões de toneladas de resíduos têxteis e apenas 20% desse volume recebe a destinação ambientalmente adequada.

A maior parte dos resíduos acaba em aterros sanitários ou é incinerada. Para que a proposta seja efetivada, ela precisa passar por votações no Parlamento e no Conselho Europeu.

Revolução do Guarda Roupas X Fast Fashion

No fim de 2021, algumas das maiores ONGs ambientais da Europa uniram forças para exigir o fim do fast fashion na indústria têxtil.

O grupo revelou que além de rejeitar uma série de acordos propostos pelas companhias e governos, ainda pediu aos representantes da União Europeia a responsabilização das grandes marcas por sua contribuição para a poluição global.

As medidas propostas incluem padrões mínimos de quanto tempo as roupas devem durar e exige regras urgentes para os produtos químicos utilizados na indústria da moda e medidas para combater seus danos ambientais e sociais.

As ações fazem parte da campanha Wardrobe Change (Revolução do Guarda-Roupas) e demandam uma legislação que impeça a superprodução descontrolada de produtos têxteis e reduza o impacto ambiental.


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024