Recicla Sampa - Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%. Foto: Brastock / shutterstock.com

De acordo com um estudo conduzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Roraima lidera o ranking da reciclagem no Brasil, seguido por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Enquanto o estado amazônico recupera cerca de 10% dos materiais recicláveis gerados, Paraná e Santa Catarina ficam na casa dos 5%. Já o Rio Grande do Sul chega aos 4%.

São Paulo ocupa a 12ª colocação com um índice de quase 2% de recuperação. Na última posição está o Amazonas, com apenas 0,6% de taxa de reciclagem.

O indicador compõe o pilar de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados e avalia a taxa de recuperação do lixo reciclável em relação à quantidade de resíduos domésticos e públicos. Ou seja, aponta o quanto do lixo produzido é reciclado em cada estado do país.

Vale lembrar que a média nacional, divulgada pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), é de aproximadamente 4%.

Roraima: exemplo de reciclagem no Brasil

Uma das razões para o sucesso de Roraima na gestão de resíduos é promover uma abordagem mais integrada e sustentável da prestação do serviço, que promove a economia circular e a logística reversa, conforme indicado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Além disso, existe um envolvimento significativo do setor privado e da sociedade civil, fatores essenciais para alcançar altas taxas de reciclagem​​.

O estado também se beneficia de programas de educação ambiental que aumentam a conscientização pública e incentivam a participação ativa da comunidade na separação correta do lixo reciclável e na adesão à coleta seletiva.

Outro fator chave é o investimento na infraestrutura adequada para a reciclagem dos diferentes tipos de materiais e a colaboração entre municípios que otimizam os processos de coleta e triagem.

Importante destacar que a colaboração intermunicipal é uma prática recomendada para aumentar a eficiência da logística reversa e ganhou destaque como estratégia eficaz em diferentes estudos e relatórios sobre gestão de resíduos no Brasil​​​​.

Em resumo, o sucesso de Roraima é fruto de uma equação que inclui políticas públicas permanentes, educação ambiental consistente e colaboração entre diferentes setores da sociedade.


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024