Recicla Sampa - Saiba como curtir o carnaval de maneira sustentável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Saiba como curtir o carnaval de maneira sustentável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Carnaval no Largo da batata, São Paulo. Foto: André Marques Albuquerque

O carnaval é a principal festa brasileira. Seja na avenida, no bloco de rua ou no trio elétrico, a folia é garantida e tem opção para todos os gostos. No entanto, essa também é a data que acumula a maior quantidade de lixo gerado pelos foliões de norte a sul do Brasil.   

Dados revelam que entre os quatro dias de festa na cidade de São Paulo em 2018, por exemplo, foram recolhidos 957,9 toneladas de resíduos provenientes das festas na rua e do Sambódromo do Anhembi. Deste total, apenas 11,8 toneladas eram de materiais recicláveis. De acordo com a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana da capital, a Amlurb, o número é 49% maior que no ano anterior, em 2017.

É possível pensar com responsabilidade durante e depois da folia. Se cada um fizer a sua parte, oo números podem melhorar. Vamos reciclar? O que você folião pode fazer para ajudar nesse cenário. Veja?

Criatividade na reutilização

O consumo consciente é um passo muito importante para uma vida sustentável. Nós sabemos que muitas fantasias utilizadas no carnaval vão direto para o lixo ou ficam estocadas no armário e não são mais utilizadas. Que tal usar a criatividade para criar uma cara nova para essas peças? Afinal, assim como todas as outras roupas, elas também utilizaram recursos naturais como água, energia e matéria-prima em seu processo de produção. Que tal usar aquele maiô como um lindo body. Que tal? exemplo?

Leve seu copo

O copo reutilizável é uma boa alternativa para o copo descartável. Além de manter a higiene, você também evita que o plástico seja descartado incorretamente durante a festa e resulte na poluição de rios e mares. O Meu Copo Eco e o copinho de silicone da Menos 1 Lixo podem ser bons companheiros nesta folia!

Bioglitter

Gente foi feita para brilhar, e não para causar danos à vida marinha. Como já contamos por aqui, o glitter é um microplástico que não pode ser retirado do meio ambiente e acaba por contaminar o solo e o fundo dos rios e mares. A melhor alternativa para quem não dispensa o uso do brilho é o glitter biodegradável e já existem diversas empresas que produzem esse tipo de objeto. Conheça aqui!

Foto1
Foto: Pedro Falcão / Estúdio Moshimoshi

O catador é seu amigo

Na hora de beber cerveja ou refrigerante, dê preferência para as latinhas de alumínio. Além de não quebrarem e evitarem acidentes, elas também são as mais fáceis de serem recolhidas por catadores durante a festa e, certamente, serão destinadas para reciclagem. O movimento Vá De Lata ajuda na conscientização sobre essa questão. Além do mais, as latas de alumínio geram renda para mais de 800 mil catadores no país.

Economize água

Carnaval também é época de viajar. Se você vai para a praia ou para o interior, economize água. Algumas cidades que recebem turistas sofrem com problemas de  abastecimento.  Tomar banhos rápidos e desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo e o cabelo são boas soluções para ajudar. Colabore!

Lixo é no lixo

Quantas vezes você já ouviu esse lema? Parece simples, no entanto, as pessoas deixam a máxima de lado durante a folia. Cuide do lixo que você mesmo produz durante a folia. Se a lixeira não está do seu lado, guarde seu lixo até encontrar uma. As cidades agradecem.   

 

Fontes: Hypeness e Um ano sem lixo
 

Texto produzido em 01/02/2019


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024