Saiba como descartar giletes e lâminas corretamente

10/05/2022

Imagem - Resíduos não são recicláveis no Brasil e você precisa embalar para evitar acidentes. Foto: Sergio Rojo / shutterstock.com

Resíduos não são recicláveis no Brasil e você precisa embalar para evitar acidentes. Foto: Sergio Rojo / shutterstock.com

Vira e mexe um de nossos seguidores pergunta: Recicla Sampa, como descartar giletes e lâminas corretamente? Eles são resíduos recicláveis?

Bom, vamos lá!

Em alguns lugares mundo, caso dos EUA, por exemplo, já existem projetos de logística reversa em andamento que coletam e reciclam as lâminas metálicas e os resíduos plásticos das hastes.

Aqui em São Paulo e no Brasil ainda não há um projeto desse tipo para a reciclagem em larga escala, apesar de alguns esforços pontuais aqui e ali.

Na verdade, já houve uma tentativa de implantação de um projeto nacional idealizado pela maior fabricante do setor, mas por questões de logística e comerciais, ele acabou suspenso.

Ou seja, mesmo se descartadas no lixo reciclável, as hastes e lâminas serão consideradas rejeitos, principalmente pelas dificuldades encontradas nas esteiras de separação das centrais de triagem e pelo processo de reciclagem ser muito caro.

O que é lamentável, né? Afinal, além de 100% recicláveis, eles são resíduos perfurocortantes, que se descartados incorretamente podem ferir os coletores e os agente ambientais.

Ou seja, você precisa embalar e proteger os giletes e as lâminas, assim como faz com vidros, espetos de churrasco e facas quebradas, e descartar no lixo comum.

Você também pode cobrar o seu fabricante preferido para que encontre caminhos viáveis para um projeto de logística reversa, instale pontos de coleta adequados e se responsabilize pelos produtos que coloca no mercado.

Texto produzido em 10/5/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados