10 de Maio de 2022,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Vira e mexe um de nossos seguidores pergunta: Recicla Sampa, como descartar giletes e lâminas corretamente? Eles são resíduos recicláveis?
Bom, vamos lá!
Em alguns lugares mundo, caso dos EUA, por exemplo, já existem projetos de logística reversa em andamento que coletam e reciclam as lâminas metálicas e os resíduos plásticos das hastes.
Aqui em São Paulo e no Brasil ainda não há um projeto desse tipo para a reciclagem em larga escala, apesar de alguns esforços pontuais aqui e ali.
Na verdade, já houve uma tentativa de implantação de um projeto nacional idealizado pela maior fabricante do setor, mas por questões de logística e comerciais, ele acabou suspenso.
Ou seja, mesmo se descartadas no lixo reciclável, as hastes e lâminas serão consideradas rejeitos, principalmente pelas dificuldades encontradas nas esteiras de separação das centrais de triagem e pelo processo de reciclagem ser muito caro.
O que é lamentável, né? Afinal, além de 100% recicláveis, eles são resíduos perfurocortantes, que se descartados incorretamente podem ferir os coletores e os agente ambientais.
Ou seja, você precisa embalar e proteger os giletes e as lâminas, assim como faz com vidros, espetos de churrasco e facas quebradas, e descartar no lixo comum.
Você também pode cobrar o seu fabricante preferido para que encontre caminhos viáveis para um projeto de logística reversa, instale pontos de coleta adequados e se responsabilize pelos produtos que coloca no mercado.
Texto produzido em 10/5/2022
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista
Veículos representam avanço significativo para logística de coleta de resíduos em SP
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil