04 de Outubro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Pilhas e baterias são resíduos especiais e não podem ser descartados no lixo comum ou reciclável. Mas elas são recicláveis? E como é feita a reciclagem de pilhas e baterias?
Sim, as pilhas e baterias são recicláveis e a Green Eletron, gestora de logística reversa do setor, é a responsável pela coleta e pelo reaproveitamento deste tipo de resíduo no Brasil.
Para quem não sabe, é lei a logística reversa das pilhas e baterias em nosso país e fabricantes e revendedores são obrigados a instalar pontos de coleta para a população.
“São seis etapas no processo de reciclagem. Elas podem virar matérias-primas para pisos cerâmicos, vidros, tintas e muitas outras possibilidades”, informa o site da Green Eletron.
Clique e entenda o passo a passo da coleta e reciclagem
Primeiro é importante dizer que ambas contêm zinco, chumbo, manganês, cádmio e outros metais pesados.
Quando descartadas incorretamente, elas podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e se entrarem em contato com a água, podem causar graves problemas de saúde em animais e seres humanos.
A dica então é separar esses resíduos em casa, de preferência em uma caixa ou um saquinho, onde elas não tenham contato com outros resíduos, e quando o recipiente estiver cheio, levar a um desses pontos de descarte.
Boa parte dos tecidos ainda é descartada incorretamente no país
Documento da ABREMA apresenta diagnóstico mais recente da gestão de resíduos no Brasil
Projeto SustentArqui impulsiona educação ambiental com ações socioambientais e reciclagem
Objetivo é ampliar a conscientização e estimular hábitos sustentáveis nas grandes cidades