04 de Abril de 2024,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Representante brasileiro da Zero Waste International Alliance (ZWIA), o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) convida o pessoal para participar da primeira turma de formação em 2024.
De acordo com a equipe do Instituto, quem fizer o curso de Embaixador Lixo Zero vai entender como organizar eventos do calendário anual, mobilizar empresas e instituições, o poder público e inspirar a sociedade.
Durante os módulos, você vai aprender sobre o conceito Lixo Zero na teoria e na prática, além de fazer parte de uma rede nacional de embaixadores interligada por um mundo sem lixo, com encontros ao vivo e atividades de imersão.
As aulas serão ministradas por mais de 20 especialistas em diferentes temas, como Rodrigo Sabatini, presidente do ILZB, Daniela Rocha, Engenheira Sanitária e Ambiental, e Marcus Nakagawa, professor-doutor da EACH-USP.
Atualmente, o Brasil já conta com mais de 1900 embaixadores em 270 cidades das cinco regiões do país e o movimento não para de crescer, resultado da crescente tomada de consciência da população sobre o impacto ambiental dos resíduos sólidos no planeta.
Clique aqui e saiba como fazer sua inscrição
De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização produtos e embalagens.
Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.
No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.
Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.
Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.
O movimento Lixo Zero inclui os esforços coletivos por um planeta sustentável ambientalmente, prioridade da humanidade no século XXI. À medida que sua popularidade cresce, indivíduos e comunidades dos quatro cantos do mundo ajudam a impulsionar ainda mais a sua agenda de pautas.
As pessoas que assumem a responsabilidade pela produção dos resíduos que geram são apenas a ponta desse iceberg e sua postura ativista, a médio e longo prazo, forçará governos e organizações a assumirem suas responsabilidades históricas.
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país