Recicla Sampa - Saiba como ser um Embaixador Lixo Zero na sua cidade
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Saiba como ser um Embaixador Lixo Zero na sua cidade

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Instituto Lixo Zero Brasil convida o pessoal para participar da primeira turma de 2024. Foto: Foxys Forest Manufacture / shutterstock.com

Representante brasileiro da Zero Waste International Alliance (ZWIA), o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) convida o pessoal para participar da primeira turma de formação em 2024.

De acordo com a equipe do Instituto, quem fizer o curso de Embaixador Lixo Zero vai entender como organizar eventos do calendário anual, mobilizar empresas e instituições, o poder público e inspirar a sociedade.

Durante os módulos, você vai aprender sobre o conceito Lixo Zero na teoria e na prática, além de fazer parte de uma rede nacional de embaixadores interligada por um mundo sem lixo, com encontros ao vivo e atividades de imersão.

As aulas serão ministradas por mais de 20 especialistas em diferentes temas, como Rodrigo Sabatini, presidente do ILZB, Daniela Rocha, Engenheira Sanitária e Ambiental, e Marcus Nakagawa, professor-doutor da EACH-USP.

Atualmente, o Brasil já conta com mais de 1900 embaixadores em 270 cidades das cinco regiões do país e o movimento não para de crescer, resultado da tomada de consciência da população sobre o impacto ambiental dos resíduos sólidos no planeta.

Clique aqui e saiba como fazer sua inscrição

Foto1
Movimento Lixo Zero. Foto: Fascinadora / shutterstock.com

Movimento Lixo Zero

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente. Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis. É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.

O movimento Lixo Zero inclui os esforços coletivos por um planeta sustentável ambientalmente, prioridade da humanidade no século XXI. À medida que sua popularidade cresce, indivíduos e comunidades dos quatro cantos do mundo ajudam a impulsionar ainda mais a sua agenda de pautas.

As pessoas que assumem a responsabilidade pela produção dos resíduos que geram são apenas a ponta desse iceberg e sua postura ativista, a médio e longo prazo, forçará governos e organizações a assumirem suas responsabilidades históricas.


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024