Recicla Sampa - Saiba como tornar sua empresa mais sustentável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Saiba como tornar sua empresa mais sustentável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Home office é uma das alternativas sustentáveis. Foto: Sergey Zaykov/ shutterstock.com

A sustentabilidade ambiental é uma preocupação cada vez maior das empresas e organizações, que têm observado nos últimos anos um crescente interesse pelo tema por parte dos  consumidores.

De acordo com dados de um levantamento realizado com mais de 2.200 pessoas em junho deste ano pela Opinion Box, plataforma de pesquisa de mercado, as empresas ecológicas são preferidas por 82% dos brasileiros e 54% não comprariam de uma marca sem responsabilidade ambiental.

Quem não se atualiza, portanto, sai perdendo. Mas, muitas vezes, pequenos empreendedores não sabem por onde começar a implementar ações sustentáveis nas suas empresas. 

Pensando nisso, o Recicla Sampa elaborou um pequeno guia com medidas ecológicas para você adotar no seu negócio ou passar para a sua chefia. Se liga!

Reduza ou até mesmo evite utilizar energia elétrica

Se puder, comece a fazer uso de painéis solares, pois são mais benéficos para o planeta e econômicos. Além disso, demandam pouca manutenção e têm uma vida útil de mais de 25 anos.  

Caso essa fonte de energia seja inviável para a sua organização, comece a adaptar os espaços para aproveitar mais a iluminação natural e pintar as paredes com cores claras, pois elas refletem os raios solares e mantêm o espaço mais fresco. Assim você gasta menos com o ar-condicionado e as lâmpadas.

Repense o uso do papel

A produção de papel é uma das que mais impactam o meio ambiente. Segundo o Instituto Akatu, organização sem fins lucrativos que trabalha para um consumo consciente, para cada um quilo de papel produzido são necessários 540 litros de água.

Adote a documentação eletrônica e reduza o consumo de papel. Com isso, você economiza espaço, aumenta a segurança de documentos importantes e agiliza as buscas no arquivo.

Prefira o home office

Trabalhar de casa pode ser extremamente benéfico para o meio ambiente, pois assim se evita emitir gases poluentes que seriam lançados no trajeto até o trabalho.  Portanto, quando a atividade exercida é possível de ser feita em casa, opte pelo trabalho remoto.

Entretanto, quando essa forma de trabalho não é possível, uma dica é estimular o uso do transporte coletivo ou de bicicletas. A empresa pode até mesmo construir um bicicletário para incentivar ainda mais essa prática.

Uma outra opção é a empresa fornecer um transporte próprio por meio de uma van ou ônibus para evitar que cada funcionário utilize o seu próprio carro ou moto e a poluição gerada seja maior.

Foto1
Recuse os plásticos de uso único. Foto: Ink Drop / shutterstock.com

Evite usar descartáveis

Na rotina dos escritórios é possível observar uma série de materiais de uso único, ou seja, aqueles que possuem um tempo de vida útil de alguns minutos como os copinhos plásticos de café e água e os papéis para secar as mãos. 

O grande problema desses produtos é que eles geram uma grande quantidade de resíduos e causam um grande impacto ambiental para serem produzidos. Em alguns casos, como do plástico, eles demoram séculos para se decompor no meio ambiente.

Busque fornecedores sustentáveis

Procure se informar sobre a postura socioambiental dos seus fornecedores e garanta que toda a cadeia produtiva seja sustentável, desde a compra de insumos até o modo de distribuição dos produtos aos seus clientes. 

Um primeiro passo que você pode adotar é comprar de fornecedores que possuam certificações ambientais emitidas por órgãos confiáveis.

Gerencie os resíduos sólidos

Separe e destine corretamente os resíduos da sua empresa. Na cidade de São Paulo, dependendo da quantidade de lixo que o seu empreendimento gera, a Prefeitura fica responsável pela coleta. 

Se exceder o peso estipulado, a empresa é considerada uma Grande Geradora e deve contratar um serviço particular ou firmar parceria com ONGs e cooperativas de reciclagem. 

Também é importante fazer o descarte correto dos resíduos especiais como pilhas, baterias, óleos e lâmpadas, por exemplo. Você pode conferir aqui no nosso site um ponto mais próximo de você.

Uma outra coisa interessante a se fazer é compostar os seus resíduos orgânicos. A compostagem transforma a matéria orgânica em adubo natural, que pode ser usado na agricultura para substituir o uso de produtos químicos.

Texto produzido em 31/8/2021


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024