Recicla Sampa - Saiba onde descartar calçados e chinelos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Saiba onde descartar calçados e chinelos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
São resíduos difíceis de reciclar, mas existem iniciativas bem interessantes no Brasil. Foto: phomphan / shutterstock.com

Se descartar corretamente aquela roupa que não dá pra doar já é complicado, se desfazer de um par de tênis velhos sem gerar impacto ambiental é mais difícil ainda.

Dá uma dó jogar no lixo comum e saber que nossos calçados vão parar nos aterros sanitários, não é mesmo?

Bom, primeiro é importante destacar que reciclar calçados em geral não é muito viável, principalmente do ponto de vista mecânico e industrial.

As iniciativas até agora são bem pequenas e separar os diferentes materiais que compõem os calçados é um trabalho manual, que requer muita paciência.

Portanto, o ideal é consumir menos e aumentar a vida útil dos calçados ao máximo.

Ao mesmo tempo, você pode cobrar a sua marca favorita para que respeite a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e cumpra seu papel no contexto da economia circular, promovendo a coleta dos seus produtos após o uso.

Mas sejamos justos, algumas marcas e alguns fabricantes já buscam caminhos para minimizarem o impacto ambiental das suas atividades e organizamos, inspirados em um post muito legal da página Moda Pé no Chão, da professora Ana Soares, uma lista de iniciativas para quem quer descartar corretamente seus calçados.

Havaianas e Melissa

Lojas das Havaianas e da Melissa contam com caixas coletoras para chinelos velhos ou com a tira estourada. Referência no Brasil em sustentabilidade, a Insecta Shoes também coleta itens antigos das marcas.

Alme

Outra opção é levar até a loja Alme, na famosa rua Oscar Freire. Eles coletam calçados de qualquer marca e encaminham para a reciclagem, onde são transformados em combustíveis fósseis utilizados pela indústria do cimento.

Recicalce

Entidade social que ajuda pessoas com deficiência, a Recicalce recebe pares de calçados pelos correios, mas você também pode descartar em pontos de coleta instalados nas lojas Oscar Calçados. Eles reformam os tênis e sapatos, vendem e o lucro financia parte das atividades assistenciais.


Últimas

Notícias

Brasil pode alcançar 95% de energia renovável até 2026

Pesquisa coloca país na vanguarda mundial da transição energética

04/03/2024
Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024