09 de Dezembro de 2024,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com a presença de três mil catadores de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, a ExpoCatadores 2024 acontece entre os dias 18 e 20 de dezembro no Distrito Anhembi, zona norte da cidade de São Paulo.
Organizado pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e a UNICATADORES, o evento é considerado o maior encontro do país para a interação entre os trabalhadores da reciclagem, o setor privado e o setor público.
Com o tema Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática, a 11ª edição da feira foi pensada para ser mais do que um encontro anual. “É um espaço para experiências de negócios e inovação no fortalecimento da Reciclagem Popular”, informa a ANCAT.
A programação inclui palestras, painéis de debate e apresentações sobre as novas tecnologias que vêm transformando o setor no mundo, além de fomentar parcerias e negócios entre empresas, cooperativas e catadores autônomos.
Segundo Roberto Rocha, presidente da ANCAT, a ExpoCatadores é fundamental para o futuro da reciclagem no Brasil, principalmente pelo momento decisivo para o meio ambiente e crítico para a economia global.
“A crise climática já é uma realidade que exige ação imediata, enquanto a revolução tecnológica nos oferece ferramentas novas e poderosas para enfrentarmos esses desafios”, avalia Rocha.
“Mas essas transformações só podem acontecer com o protagonismo dos catadores e catadoras, que formam a base da reciclagem no país. A reciclagem popular precisa de parcerias sólidas e a ExpoCatadores é o local ideal para fortalecer vínculos, realizar networking e explorar novas oportunidades de negócios sustentáveis”, completa o dirigente.
Serviço
11ª da ExpoCatadores
18 a 20 de dezembro de 2024
Distrito Anhembi, São Paulo (SP)
www.expocatadores.com.br
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos