06 de Janeiro de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Os copos plásticos de água distribuídos aos participantes da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre foram todos coletados e serão transformados em mesas e cadeiras que vão ser doadas para escolas, informa a organização da prova.
Ainda de acordo com os organizadores, ao longo dos 15 quilômetros da corrida, que percorreu algumas das principais vias da capital paulista, foram distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos.
Com a ação, o evento se transformou em lixo plástico zero. Ou seja, nenhum material plástico gerado no evento foi encaminhado aos aterros sanitários da cidade.
Este é o terceiro ano da iniciativa socioamboiental, realizada pela parceria do Movimento Plástico Transforma com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom.
O objetivo é promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados durante a tradicional corrida de fim de ano, além da conscientização do público.
Importante destacar que o fornecimento de água é essencial para a hidratação dos mais de 30 mil atletas e a embalagem plástica é a mais apropriada para o corredor ingerir o líquido de forma rápida e segura.
Em 2021, a ação transformou os copos plásticos coletados e reciclados em 1,2 mil caixas organizadoras que beneficiaram mais de 6 mil alunos de escolas públicas de São Paulo.
Em 2019, as embalagens foram transformadas em 1,8 mil lixeiras, doadas para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no interior do estado.
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo