13 de Dezembro de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Ao fazer compras, você já reparou em um pequeno círculo das cores cinza e verde, que lembra um sorriso, nas embalagens de alguns produtos de comida, limpeza, artigos para animais de estimação e até em itens de cuidado e higiene pessoal?
Esse é o símbolo do selo eureciclo, uma solução simples, inclusiva e acessível para ajudar as empresas brasileiras a serem mais responsáveis em relação ao impacto ambiental das suas embalagens.
Na prática, são comprovantes de logística reversa, com validação de órgãos reguladores e segurança jurídica, auditados pelas maiores iniciativas internacionais em cuidado ambiental, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Antes de você consumir alguma coisa, existe toda uma cadeia logística que extrai a matéria-prima, transforma em produto e encaminha para o mercado. Depois de comprar e utilizar, sempre sobra a embalagem. Mas você já pensou ou se preocupou onde ela vai parar?
Com o objetivo de elevar as taxas de reciclagem no país, que atualmente giram em torno de 3%, o selo eureciclo foi idealizado.
Ao unir sustentabilidade, transparência e comunicação, duas questões principais movem a iniciativa: a destinação final de embalagens e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem.
Não é de hoje que as empresas têm o compromisso com a sociedade de assumir boas práticas. Também não é novidade que dar visibilidade às boas iniciativas é uma forma de melhorar a imagem com os consumidores e com o mercado.
Logo, o selo eureciclo atua para indicar que aquela embalagem será compensada. Ou seja, uma outra embalagem do mesmo material (papel, plástico, vidro ou metal) será reciclada na mesma região, diminuindo o impacto no meio ambiente.
E claro, o resultado é satisfatório para a imagem das empresas, que comunicam para o consumidor o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, e também para o meio ambiente, já que ele não reconhece se a garrafa reciclada é da marca X ou Y.
O que importa mesmo é respeitar os preceitos da Economia Circular, enquanto estimula o descarte correto e valoriza o trabalho dos operadores de coleta e triagem de lixo reciclável.
Como funciona
O selo eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo em uma plataforma on-line de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.
Além disso, com base no conceito de compensação ambiental, o selo garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.
A ação vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída no Brasil pela Lei Federal 12.305/2010, que determina que os fabricantes, importadores e revendedores devem ser responsáveis pela logística reversa de suas embalagens.
As empresas, ao adotarem o selo, investem recursos que, via eureciclo, são destinados às cooperativas e operadores de reciclagem. E assim, elas pagam pelo seu serviço ambiental, que hoje em dia não é remunerado, o que promove negócios financeiramente sustentáveis.
Entre as grandes marcas que já comercializam seus produtos no Brasil e possuem o selo “eureciclo”, estão a Natural One, +Mu, LivUp, Luccofit, Simple Organic, Cachaça Tiê, Frooty, Cerveja Praya, Pantys, Brilux, Limppano, Biossen, Bio Essência entre outras.
Estudo indica que setor tem potencial para triplicar postos de trabalho no país
Projeto promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato
Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis
Ausência de padronização e baixo valor dos materiais exigem políticas públicas firmes