13 de Dezembro de 2021,18h00
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Ao fazer compras, você já reparou em um pequeno círculo das cores cinza e verde, que lembra um sorriso, nas embalagens de alguns produtos de comida, limpeza, artigos para animais de estimação e até em itens de cuidado e higiene pessoal?
Esse é o símbolo do selo eureciclo, uma solução simples, inclusiva e acessível para ajudar as empresas brasileiras a serem mais responsáveis em relação ao impacto ambiental das suas embalagens.
Na prática, são comprovantes de logística reversa, com validação de órgãos reguladores e segurança jurídica, auditados pelas maiores iniciativas internacionais em cuidado ambiental, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Antes de você consumir alguma coisa, existe toda uma cadeia logística que extrai a matéria-prima, transforma em produto e encaminha para o mercado. Depois de comprar e utilizar, sempre sobra a embalagem. Mas você já pensou ou se preocupou onde ela vai parar?
Com o objetivo de elevar as taxas de reciclagem no país, que atualmente giram em torno de 3%, o selo eureciclo foi idealizado.
Ao unir sustentabilidade, transparência e comunicação, duas questões principais movem a iniciativa: a destinação final de embalagens e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem.
Não é de hoje que as empresas têm o compromisso com a sociedade de assumir boas práticas. Também não é novidade que dar visibilidade às boas iniciativas é uma forma de melhorar a imagem com os consumidores e com o mercado.
Logo, o selo eureciclo atua para indicar que aquela embalagem será compensada. Ou seja, uma outra embalagem do mesmo material (papel, plástico, vidro ou metal) será reciclada na mesma região, diminuindo o impacto no meio ambiente.
E claro, o resultado é satisfatório para a imagem das empresas, que comunicam para o consumidor o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, e também para o meio ambiente, já que ele não reconhece se a garrafa reciclada é da marca X ou Y.
O que importa mesmo é respeitar os preceitos da Economia Circular, enquanto estimula o descarte correto e valoriza o trabalho dos operadores de coleta e triagem de lixo reciclável.
Como funciona
O selo eureciclo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo em uma plataforma on-line de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros.
Além disso, com base no conceito de compensação ambiental, o selo garante que as marcas que o carregam destinem recursos para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem.
A ação vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída no Brasil pela Lei Federal 12.305/2010, que determina que os fabricantes, importadores e revendedores devem ser responsáveis pela logística reversa de suas embalagens.
As empresas, ao adotarem o selo, investem recursos que, via eureciclo, são destinados às cooperativas e operadores de reciclagem. E assim, elas pagam pelo seu serviço ambiental, que hoje em dia não é remunerado, o que promove negócios financeiramente sustentáveis.
Entre as grandes marcas que já comercializam seus produtos no Brasil e possuem o selo “eureciclo”, estão a Natural One, +Mu, LivUp, Luccofit, Simple Organic, Cachaça Tiê, Frooty, Cerveja Praya, Pantys, Brilux, Limppano, Biossen, Bio Essência entre outras.
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