Recicla Sampa - Sem plástico no hortifrúti, rede de mercados aumenta vendas em 300%
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Sem plástico no hortifrúti, rede de mercados aumenta vendas em 300%

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1

Supermercados devem sempre ser elogiados por proibir sacolas plásticas, mas há outro inimigo de uso único no radar dos ambientalistas: as embalagens de frutas e legumes.

Para os consumidores ecologicamente engajados, uma das coisas mais frustrantes ao ir a um supermercado é ver coisas como uma fruta solitária embalada numa bandeja de isopor, embrulhada em algum tipo de plástico.

Foi exatamente por isso que na Nova Zelândia a rede de supermercados New World abandonou o uso do plástico nas embalagens de praticamente todas as frutas e vegetais.

A iniciativa inclui as ações do que ficou conhecido como “Food In The Nude” (Comida Nua), movimento da rede que busca promover a venda de comida sem embalagens de uso único. 

Mas a parte mais incrível dessa história ainda está por vir. Depois que o conceito foi introduzido, de acordo com o proprietário da New World, as vendas de alguns produtos aumentaram até 300%.

"Notamos aumentos semelhantes em variedades de vegetais, como beterrabas e rabanetes”, contou Nigel Bond ao jornal NZ Herald.

Em resumo, o lance deu tão certo que outras nove unidades da rede de supermercados abraçaram a iniciativa e também participam do Food In The Nude.

Esforços como esses, somados à proibição de itens de uso único e à legislações cada vez mais rígidas, fazem parte de um movimento necessário que busca a todo custo frear a poluição plástica, um problema de 6,3 bilhões de toneladas todos os anos no mundo.

VOCÊ PODE AJUDAR!

O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável. Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular.

A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.

Texto produzido em 16/02/2022


Últimas

Notícias

Agostiniano Mendel sedia 2º Congresso Nacional Escolas Lixo Zero

Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil

25/04/2025
Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025