16 de Fevereiro de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Supermercados devem sempre ser elogiados por proibir sacolas plásticas, mas há outro inimigo de uso único no radar dos ambientalistas: as embalagens de frutas e legumes.
Para os consumidores ecologicamente engajados, uma das coisas mais frustrantes ao ir a um supermercado é ver coisas como uma fruta solitária embalada numa bandeja de isopor, embrulhada em algum tipo de plástico.
Foi exatamente por isso que na Nova Zelândia a rede de supermercados New World abandonou o uso do plástico nas embalagens de praticamente todas as frutas e vegetais.
A iniciativa inclui as ações do que ficou conhecido como “Food In The Nude” (Comida Nua), movimento da rede que busca promover a venda de comida sem embalagens de uso único.
Mas a parte mais incrível dessa história ainda está por vir. Depois que o conceito foi introduzido, de acordo com o proprietário da New World, as vendas de alguns produtos aumentaram até 300%.
"Notamos aumentos semelhantes em variedades de vegetais, como beterrabas e rabanetes”, contou Nigel Bond ao jornal NZ Herald.
Em resumo, o lance deu tão certo que outras nove unidades da rede de supermercados abraçaram a iniciativa e também participam do Food In The Nude.
Esforços como esses, somados à proibição de itens de uso único e à legislações cada vez mais rígidas, fazem parte de um movimento necessário que busca a todo custo frear a poluição plástica, um problema de 6,3 bilhões de toneladas todos os anos no mundo.
O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável. Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular.
A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável. Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.
Texto produzido em 16/02/2022
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame