Semana Lixo Zero discute senso de urgência na mudança de hábitos

22/10/2020

Imagem - Semana Lixo Zero reforça que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Foto: Pexels

Semana Lixo Zero reforça que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. Foto: Pexels

Mais do que nunca, o lixo se tornou o centro das discussões no mundo da sustentabilidade em virtude da pandemia do Coronavírus. As pessoas se viram em casa e com a necessidade de cuidar do próprio descarte. Além disso, os números expressivos de coleta seletiva na cidade de São Paulo, com aumento de 35% no mês de junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, reforçam o interesse da população pelo tema.

Foi pensando nessa perspectiva que o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ) traz para a Semana Lixo Zero deste ano a temática: “Lixo Zero Inspira Minha Cidade”. A iniciativa, realizada anualmente em mais de 100 cidades brasileiras, chega repaginada em função da Covid-19.  Nesta edição, que acontece entre os dias 23 de outubro a 1 de novembro, os encontros se dividem entre virtuais e presenciais, seguindo os protocolos de segurança.

Em São Paulo, o foco principal das discussões estará na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. "Durante o isolamento, muita gente começou a reparar em como vive e como produz lixo. Isso pode levar a uma mudança positiva", explica Flávia Lemes, embaixadora do Instituto Lixo Zero e sócia da Casa Causa, que coordena o evento na maior cidade do país.

Além disso, temas como logística reversa, consumo consciente, compostagem, mudanças climáticas, entre outros, estarão na programação incentivada e realizada por uma rede de voluntários espalhados pelo país. “Este ano, teremos uma gama de atividades para mobilizar o cidadão, seja um empresário, um arquiteto, um estudante ou uma dona de casa. Todas as atividades são gratuitas”, explica Luciana Annunziata, sócia da Casa Causa.

A programação completa você pode acessar aqui.

Texto produzido em 21/10/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados