22 de Outubro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Mais do que nunca, o lixo se tornou o centro das discussões no mundo da sustentabilidade em virtude da pandemia do Coronavírus. As pessoas se viram em casa e com a necessidade de cuidar do próprio descarte. Além disso, os números expressivos de coleta seletiva na cidade de São Paulo, com aumento de 35% no mês de junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, reforçam o interesse da população pelo tema.
Foi pensando nessa perspectiva que o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZ) traz para a Semana Lixo Zero deste ano a temática: “Lixo Zero Inspira Minha Cidade”. A iniciativa, realizada anualmente em mais de 100 cidades brasileiras, chega repaginada em função da Covid-19. Nesta edição, que acontece entre os dias 23 de outubro a 1 de novembro, os encontros se dividem entre virtuais e presenciais, seguindo os protocolos de segurança.
Em São Paulo, o foco principal das discussões estará na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. "Durante o isolamento, muita gente começou a reparar em como vive e como produz lixo. Isso pode levar a uma mudança positiva", explica Flávia Lemes, embaixadora do Instituto Lixo Zero e sócia da Casa Causa, que coordena o evento na maior cidade do país.
Além disso, temas como logística reversa, consumo consciente, compostagem, mudanças climáticas, entre outros, estarão na programação incentivada e realizada por uma rede de voluntários espalhados pelo país. “Este ano, teremos uma gama de atividades para mobilizar o cidadão, seja um empresário, um arquiteto, um estudante ou uma dona de casa. Todas as atividades são gratuitas”, explica Luciana Annunziata, sócia da Casa Causa.
A programação completa você pode acessar aqui.
Texto produzido em 21/10/2020
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos