Recicla Sampa - Semana Lixo Zero promove conscientização em mais de 250 cidades
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Semana Lixo Zero promove conscientização em mais de 250 cidades

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Programação busca sensibilizar sobre importância do consumo e produção sustentáveis. Foto: maramorosz / shutterstock.com

A 14ª Semana do Lixo Zero acontece até o próximo sábado (28) com atividades e eventos em mais de 250 cidades do Brasil e nove países da América Latina.

Sob o tema Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades, a programação inclui palestras online, apresentação de cases, exibição de filmes e visitas técnicas.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do consumo e da produção sustentáveis.

O evento também busca conscientizar as pessoas sobre como a pauta contribui no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em março deste ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a relevância da iniciativa e proclamou 30 de março como Dia Internacional do Lixo Zero.

“As iniciativas Lixo Zero promovem a gestão correta dos resíduos sólidos e buscam minimizar e prevenir o desperdício. Elas contribuem para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana”, pontua a equipe da ONU.

“A Semana Lixo Zero representa uma oportunidade de reavaliar nossos hábitos e promover uma sociedade mais sustentável, onde a dignidade e o respeito mútuo são os alicerces. Estamos ansiosos para receber participantes de todo o continente, unindo-se a nós nessa jornada rumo a um mundo mais limpo e sustentável”, diz em nota o Lixo Zero Brasil.

O que é lixo zero?

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente.

Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis.

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.


Últimas

Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024