Recicla Sampa - Semana Lixo Zero promove conscientização em mais de 250 cidades
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Semana Lixo Zero promove conscientização em mais de 250 cidades

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Programação busca sensibilizar sobre importância do consumo e produção sustentáveis. Foto: maramorosz / shutterstock.com

A 14ª Semana do Lixo Zero acontece até o próximo sábado (28) com atividades e eventos em mais de 250 cidades do Brasil e nove países da América Latina.

Sob o tema Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades, a programação inclui palestras online, apresentação de cases, exibição de filmes e visitas técnicas.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do consumo e da produção sustentáveis.

O evento também busca conscientizar as pessoas sobre como a pauta contribui no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em março deste ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a relevância da iniciativa e proclamou 30 de março como Dia Internacional do Lixo Zero.

“As iniciativas Lixo Zero promovem a gestão correta dos resíduos sólidos e buscam minimizar e prevenir o desperdício. Elas contribuem para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana”, pontua a equipe da ONU.

“A Semana Lixo Zero representa uma oportunidade de reavaliar nossos hábitos e promover uma sociedade mais sustentável, onde a dignidade e o respeito mútuo são os alicerces. Estamos ansiosos para receber participantes de todo o continente, unindo-se a nós nessa jornada rumo a um mundo mais limpo e sustentável”, diz em nota o Lixo Zero Brasil.

O que é lixo zero?

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente.

Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis.

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.


Últimas

Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025
Notícias

COP 30 minimiza relevância da reciclagem

Dos 286 painéis previstos para o encontro, apenas cinco debateram resíduos sólidos

24/11/2025
Notícias

Árvore de Natal sustentável vira atração no Pq. Villa-Lobos

Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados

21/11/2025
Notícias

Catadores pelo Clima impulsionam ação global na COP 30

Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem

19/11/2025