Recicla Sampa - Semana Lixo Zero promove conscientização em mais de 250 cidades
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Semana Lixo Zero promove conscientização em mais de 250 cidades

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Programação busca sensibilizar sobre importância do consumo e produção sustentáveis. Foto: maramorosz / shutterstock.com

A 14ª Semana do Lixo Zero acontece até o próximo sábado (28) com atividades e eventos em mais de 250 cidades do Brasil e nove países da América Latina.

Sob o tema Acordo Social: um caminho para a transformação de cidades, a programação inclui palestras online, apresentação de cases, exibição de filmes e visitas técnicas.

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do consumo e da produção sustentáveis.

O evento também busca conscientizar as pessoas sobre como a pauta contribui no avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Em março deste ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu a relevância da iniciativa e proclamou 30 de março como Dia Internacional do Lixo Zero.

“As iniciativas Lixo Zero promovem a gestão correta dos resíduos sólidos e buscam minimizar e prevenir o desperdício. Elas contribuem para reduzir a poluição, mitigar a crise climática, conservar a biodiversidade, aumentar a segurança alimentar e melhorar a saúde humana”, pontua a equipe da ONU.

“A Semana Lixo Zero representa uma oportunidade de reavaliar nossos hábitos e promover uma sociedade mais sustentável, onde a dignidade e o respeito mútuo são os alicerces. Estamos ansiosos para receber participantes de todo o continente, unindo-se a nós nessa jornada rumo a um mundo mais limpo e sustentável”, diz em nota o Lixo Zero Brasil.

O que é lixo zero?

De acordo com a Zero Waste International Alliance (ZWIA), o conceito do termo pode ser resumido da seguinte forma: conservar os recursos naturais do planeta através de processos ambientalmente responsáveis de produção, consumo e reutilização de produtos e embalagens.

Seu objetivo é um criar um sistema econômico livre de resíduos enviados para aterros, máquinas de incineração, florestas e oceanos. Na essência, o movimento busca alterar a cultura do “comprar, usar e descartar”.

No lugar, promove uma abordagem mais circular e menos linear da forma como consumimos atualmente.

Seus princípios são orientados pela responsabilidade compartilhada por fabricantes, governos e população.

Na verdade, o Lixo Zero busca investigar e alterar todo o ciclo de vida de um produto ou material, destacando ineficiências, práticas de produção e de consumo insustentáveis.

É uma ideia que pretende minimizar ou até extinguir o desperdício, desde a produção até o consumo final.

Sua meta é fechar o ciclo proposto pela economia circular e redefinir todo o conceito de resíduo, garantindo que os recursos permaneçam em uso pelo maior tempo possível antes de serem devolvidos à terra, de preferência com pouco ou nenhum impacto ambiental no momento do descarte.


Últimas

Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025
Notícias

México lidera reciclagem de PET no mundo

País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo

27/06/2025
Notícias

Proibição de sacos plásticos reduz lixo nas praias em até 47%

Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo

26/06/2025
Notícias

São Paulo aumenta frota sustentável para coleta de resíduos

Loga e Ecourbis investem em veículos movidos a biometano e eletricidade

25/06/2025