Semana Lixo Zero promove mais de 80 eventos em São Paulo

18/10/2019

Imagem - Iniciativa, que acontece em mais de 100 cidades pelo país, quer mobilizar a sociedade em torno da reciclagem e sustentabilidade. Foto Alexandre Rocha / Pixabay

Iniciativa, que acontece em mais de 100 cidades pelo país, quer mobilizar a sociedade em torno da reciclagem e sustentabilidade. Foto Alexandre Rocha / Pixabay

O lixo está presente no nosso dia a dia. Nas ruas, dentro de casa, acumulado nos aterros sanitários. É parte do cotidiano do brasileiro, que gera cada vez mais resíduos, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos. Para ajudar no enfrentamento do problema, o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), uma organização sem fins lucrativos, em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps) promove em todo país a Semana Lixo Zero.

A ação, que neste ano acontece entre os dias 18 a 27 de outubro, ocorre em 100 cidades simultaneamente com o objetivo de mobilizar o maior número possível de pessoas e organizações em prol da redução do lixo. Trazer soluções para que a meta seja alcançada está entre os desafios.

“Estamos acordando para as 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos que o país gera por ano”, afirma em comunicado oficial, Rodrigo Sabatini, presidente do ILZB.

Responsável pela produção de 12 mil toneladas de lixo por dia, São Paulo está entre as cidades participantes pelo quarto ano consecutivo com uma programação intensa de eventos em torno do tema da sustentabilidade. Segundo a organização, a expectativa é mobilizar mil voluntários e alcançar 500 mil pessoas.

A maior cidade do país será palco de palestras, painéis, rodas de conversas, apresentação de cases, exibição de filmes, oficinas e mutirões. A Semana tratará do tema resíduos sólidos sob diversos aspectos e promoverá eventos em diferentes regiões. Para conferir a programação, clique aqui.

“Será a maior mobilização de especialistas em gestão de resíduos já vista na cidade, empresas e cidadãos buscando impactar positivamente a gestão de resíduos e fazer São Paulo caminhar na direção da Economia Circular”, pontua Flávia Cunha, sócia da Casa Causa e Embaixadora do Instituto Lixo Zero em São Paulo.

Só em 2018, o evento realizou 36 ações na capital que impactaram 109 instituições. A organização da Semana na cidade é feita pela Casa Causa, uma consultoria para pessoas e empresas que desejam gerar menos lixo. Com o tema "Um por todos e todos por zero", a Semana Lixo Zero busca conscientizar a população sobre hábitos e comportamentos que geram impacto ao meio ambiente, além de discutir políticas públicas em vigor e formas de potencializar medidas sustentáveis de sucesso.

Texto produzido em 16/10/2019 

Tags: matérias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados