11 de Dezembro de 2020,00h15
Veja outros artigos relacionados a seguir
A cidade de Sorocaba, no interior paulista, decidiu proibir o uso de embalagens e copos térmicos de poliestireno expandido, mais popularmente conhecido como isopor. Os materiais não poderão ser mais comercializados em restaurantes, bares, quiosques, hotéis e no comércio de rua.
A decisão passou a vigorar após publicação do decreto 25.887, no dia 10 de setembro, que regulamenta a lei 11.927, de 23 de março de 2019. “Não se tem uma estimativa no Brasil para o descarte de embalagens de isopor. Não obstante, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em estudo realizado, apontou um consumo de 2,5 milhões de toneladas de isopor em todo o mundo, e algo em torno de 36,6 mil toneladas no Brasil”, diz o texto de justificativa do projeto de lei. O decreto propõe ainda trocar o isopor por embalagens biodegradáveis e recicláveis.
Quem descumprir a lei será, primeiramente, advertido. Se houver reincidência, terá que pagar uma multa. O valor da penalidade dobra a cada autuação. A responsabilidade da fiscalização será da Secretária da Saúde. Ela irá ficar averiguar restaurantes, lanchonetes e bares. Já barracas e vendedores ambulantes serão fiscalizados pela Secretaria de Segurança Urbana.
Fonte: G1
Texto produzido em 25/09/2020
Ação em mais de 100 países recolheu 13,9 milhões de resíduos em apenas um dia
Seminário na FIESP debateu medidas para ampliar reaproveitamento de materiais no país
Projeto compra recicláveis diretamente da população com pagamentos via PIX
Saiba o valor dos materiais que geram trabalho e renda para mais de mil famílias da cidade