15 de Maio de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um projeto socioambiental da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituo Triângulo, coleta óleo de cozinha em 34 parques municipais da capital.
De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), todo material recolhido é encaminhado para a usina do Instituto, especializada na reciclagem do resíduo.
O sabão produzido é oferecido gratuitamente para a população em situação de vulnerabilidade social.
O processo de reciclagem também oferece aos jovens trabalhadores da cidade oportunidades de emprego com carteira assinada.
Para quem não sabe, o óleo de cozinha é reciclável e pode ser transformado em um sabão de excelente qualidade, em insumos agrícolas e até em biodiesel.
Apesar de reciclável, o resíduo ainda é descartado na pia e no vaso sanitário por grande parte da população.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e do IBGE, os brasileiros despejam cerca de 1 bilhão de litros de óleo incorretamente a cada ano.
Quando descartado incorretamente, o óleo pode contaminar rios, mares e represas.
Caso vá parar no solo, o óleo o impermeabiliza, o que pode causar enchentes e alagamentos, além da contaminação dos lençóis freáticos.
Por fim, quando se decompõe nos aterros sanitários, o óleo de cozinha libera gás metano, que é altamente poluente, contribuindo para o aquecimento global.
Para se ter uma ideia do impacto ambiental, segundo a Sabesp, é necessário apenas um litro de óleo para contaminar 25 mil litros de água.
Clique aqui e encontre o ponto de coleta mais próximo da sua casa
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil
Organização sem fins lucrativos une reciclagem e defesa de animais abandonados