17 de Marco de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Enviado pelo governo de SP, um equipamento móvel de reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) chegou em São Sebastião, cidade do litoral norte paulista mais afetada pela tempestade do sábado de Carnaval.
Em nota, a assessoria de comunicação do Palácio dos Bandeirantes informa que os serviços começaram no último dia 28 de fevereiro e a tecnologia vai auxiliar as equipes na retirada dos entulhos das vias dos bairros devastados pelo temporal.
“Os materiais triturados retornam como matéria-prima como areia, brita, pedras, argamassa, concreto, material cerâmico e podem ser usados em diferentes partes das construções e com propriedades físicas semelhantes às novas”, informa o governo de São Paulo.
O conjunto móvel de reciclagem é um equipamento especialmente desenvolvido para atender a necessidade em proporcionar um destino ambientalmente adequado aos resíduos da construção civil.
A máquina é capaz de reciclar até 100 toneladas de materiais por hora e conta e com uma tecnologia capaz de reaproveitar pedaços e vigas de concreto com vergalhões.
O equipamento também consegue reciclar outros tipos de resíduos, como blocos, lajotas, tubulações, tijolos, telhas, objetos de porcelanas, pisos e revestimentos.
Colaboradores da Cooperativa Coco e Cia de Ubatuba, cidade do litoral norte paulista menos afetada pela chuva, organizaram uma rede de ajuda para a cooperativa Maranata, de Caraguatatuba, cidade vizinha a São Sebastião.
A Maranata emprega pelo menos 12 pais de família e perdeu cerca de três toneladas de materiais recicláveis com as enchentes.
O objetivo da iniciativa é conseguir doações suficientes para pagar o salário dos agentes ambientais pelo menos no mês de março.
Materiais têm reciclabilidade e podem ser descartados na coleta seletiva em SP
Iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho diário da Fepacoore e Rede Sul
Iniciativa aposta na educação ambiental e já retirou 20 toneladas de resíduos da Almada
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns