Recicla Sampa - Startup lança cosmético feito com bagaço de maracujá
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Startup lança cosmético feito com bagaço de maracujá

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Bagaço de maracujá. Foto: Maarten Zeehandelaar / Shutterstock

A Rubian Extratos, empresa de saúde e bem-estar, em parceria com a Unicamp e com o apoio financeiro do PIPE-FAPESP (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) desenvolveu uma emulsão de maracujá com propriedades antioxidantes e antienvelhecimento que podem ser usadas na indústria cosmética.

O bagaço, geralmente, é descartado pela indústria de sucos ou destinado para a produção de ração animal. A ideia dos pesquisadores envolvidos é justamente transformar esse rejeito em algo de valor e com um propósito de sustentabilidade.

Com um processo inspirado na economia circular, os extratos são obtidos por extração supercrítica, sem utilização de solventes tóxicos e sem desperdício para aproveitar o que a natureza oferece e dar um novo valor para o que seria jogado no lixo.

Os pesquisadores trabalharam no aprimoramento de um processo de produção limpa dos compostos de bagaço de maracujá, desenvolvido por dois professores da Unicamp, Julian Martínez e Juliane Viaganó, e patenteado em 2011.

O projeto incluiu uma série de testes que conseguiram comprovar a performance e eficiência do produto para retardar o envelhecimento da pele. Os testes in vitro identificaram marcadores de poder antioxidante e de inibição de enzimas que causam degradação do colágeno e da elastina na pele. 

Além disso, também foi possível identificar a substância piceatanol, conhecida como a molécula da longevidade e considerada ainda melhor que o resveratrol, que já é um velho conhecido da indústria cosmética e alimentícia.  

Os bons resultados fizeram com que a empresa decidisse empregar a tecnologia na linha Rejuvenate, que contará com loções de limpeza e hidratação. Até o final deste ano, a marca espera lançar esses produtos no mercado.

Texto produzido em 1/10/2021


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024