27 de Dezembro de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Junto com o plástico, as bandejas de poliestireno expandido - popularmente conhecido como isopor - e que facilmente encontramos nos mercados para embalar alimentos de hortifrúti são grandes vilãs do meio ambiente. Também derivado do petróleo, o isopor é um material de difícil reciclagem e que leva anos para sumir do meio ambiente.
E na tentativa de solucionar esse problema, alguns estabelecimentos já estão aderindo a práticas alternativas contra esses poluidores. Agora, as redes brasileiras Pão de Açúcar e Extra anunciaram a modificação das embalagens de isopor utilizado nos produtos das marcas Taeq e Qualitá.
A implantação do novo recipiente será feita com material 100% biodegradável. Desenvolvida a partir de uma solução da empresa Tamoios Tecnologia, a alternativa terá caixas de celulose e amido como matéria-prima e será livre de petroquímicos e aditivos tóxicos, o que permitirá sua decomposição em até seis meses. Segundo o Grupo Pão de Açúcar, que administra as redes de supermercados, 600 mil embalagens de isopor são utilizadas mensalmente pelas instituições.
“Entendemos que é fundamental que a companhia também lidere um movimento pela evolução e menor impacto dos materiais utilizados em nossas embalagens. Começaremos com nossas marcas exclusivas e esperamos que isso sensibilize e estimule a adesão de outras marcas e produtores para a substituição de suas embalagens por opções biodegradáveis”, afirma Susy Yoshimura, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.
A embalagem de ovos de galinha, popularmente comercializadas em embalagens plásticas, também será substituída pela mesma tecnologia. A mudança começa a ser implantada a partir de maio de 2019 e deve ser iniciada pelos itens orgânicos da marca Taeq. A instituição estima que até maio de 2020 todas as bandejas de frutas, legumes e ovos de suas marcas já sejam confeccionadas com a tecnologia ecologicamente correta.
Fontes: Ciclo Vivo, GPA Brasil Institucional
Texto produzido em 06/08/2019
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos