Recicla Sampa - Sustentabilidade é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Sustentabilidade é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A feira é um programa para jovens talentos que promove a cultura científica. Foto: Estudantes Laura e Camily, IFRS / ifrs.edu.br

Organizada pela Escola Politécnica da USP, a edição de 2022 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) começou na última segunda-feira (14) com uma mostra online dos projetos.

A Feira é um programa para jovens talentos que promove a cultura científica, o saber investigativo e a inovação entre estudantes e educadores do ensino básico e técnico do Brasil.

Nesta 20ª edição do evento, chama a atenção a quantidade de projetos que partem do conceito da sustentabilidade e buscam minimizar os impactos ambientais das atividades humanas no planeta.

Entre os destaques, está o projeto de Rony Alves Dias, da Escola Alef Peretz, que pretende encontrar diferentes métodos de produção de bioplástico como uma alternativa para as embalagens de uso único.

Por sinal, nessa área de embalagens ecologicamente corretas, o número de projetos é bem expressivo e incluí de ecofilmes para embalar alimentos até o uso da pectina extraída do bagaço da laranja para fabricação de cápsulas para sementes.

Outra área que se destacou é a da mulherada que quer encontrar alternativas mais baratas e ambientalmente sustentáveis para a confecção de absorventes higiênicos em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados na fabricação desses itens.

Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do Instituto Federal do RS, pesquisaram e desenvolveram materiais absorventes a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira.

Já Thaís Moreno Madruga, do Colégio Social Madre Clélia, idealizou um absorvente descartável e biodegradável que utiliza a capacidade de absorção dos resíduos da cana de açúcar.

Em outra frente, Isadora Karnakis Santos e Luis Felipe Gomes, do Colégio Visconde de Porto Seguro, elaboraram um biodigestor de baixo custo e avaliaram sua viabilidade em pequenas propriedades.

Na 20ª Edição da FEBRACE, o prêmio de votação popular será concedido aos projetos cujos vídeos tiveram mais visualizações no YouTube.

Clique aqui e confira a apresentação de todos os projetos selecionados por categoria.

Texto produzido em 18/3/2022


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024