Recicla Sampa - Sustentabilidade é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Sustentabilidade é destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A feira é um programa para jovens talentos que promove a cultura científica. Foto: Estudantes Laura e Camily, IFRS / ifrs.edu.br

Organizada pela Escola Politécnica da USP, a edição de 2022 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) começou na última segunda-feira (14) com uma mostra online dos projetos.

A Feira é um programa para jovens talentos que promove a cultura científica, o saber investigativo e a inovação entre estudantes e educadores do ensino básico e técnico do Brasil.

Nesta 20ª edição do evento, chama a atenção a quantidade de projetos que partem do conceito da sustentabilidade e buscam minimizar os impactos ambientais das atividades humanas no planeta.

Entre os destaques, está o projeto de Rony Alves Dias, da Escola Alef Peretz, que pretende encontrar diferentes métodos de produção de bioplástico como uma alternativa para as embalagens de uso único.

Por sinal, nessa área de embalagens ecologicamente corretas, o número de projetos é bem expressivo e incluí de ecofilmes para embalar alimentos até o uso da pectina extraída do bagaço da laranja para fabricação de cápsulas para sementes.

Outra área que se destacou é a da mulherada que quer encontrar alternativas mais baratas e ambientalmente sustentáveis para a confecção de absorventes higiênicos em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados na fabricação desses itens.

Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do Instituto Federal do RS, pesquisaram e desenvolveram materiais absorventes a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira.

Já Thaís Moreno Madruga, do Colégio Social Madre Clélia, idealizou um absorvente descartável e biodegradável que utiliza a capacidade de absorção dos resíduos da cana de açúcar.

Em outra frente, Isadora Karnakis Santos e Luis Felipe Gomes, do Colégio Visconde de Porto Seguro, elaboraram um biodigestor de baixo custo e avaliaram sua viabilidade em pequenas propriedades.

Na 20ª Edição da FEBRACE, o prêmio de votação popular será concedido aos projetos cujos vídeos tiveram mais visualizações no YouTube.

Clique aqui e confira a apresentação de todos os projetos selecionados por categoria.

Texto produzido em 18/3/2022


Últimas

Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025
Notícias

Estudo detecta microplásticos em frutos do mar no Brasil

Pesquisa identificou resíduos em 70% das amostras comercializadas no país

26/11/2025
Notícias

COP 30 minimiza relevância da reciclagem

Dos 286 painéis previstos para o encontro, apenas cinco debateram resíduos sólidos

24/11/2025
Notícias

Árvore de Natal sustentável vira atração no Pq. Villa-Lobos

Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados

21/11/2025