Recicla Sampa - Tijolo sustentável sem emissão de gás carbônico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Tijolo sustentável sem emissão de gás carbônico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Tijolo ecológico. Foto: MIT / tatacenter.mit.edu

Estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram um tijolo sustentável e mais barato para tentar substituir o uso do material convencional, que consome mais energia durante o processo de fabricação e é mais poluente ao meio ambiente.  

Segundo o Instituto de Engenharia da cidade de São Paulo, a ideia surgiu a partir da percepção da realidade de países como a Índia, que produzem cerca de 2 milhões de tijolos por ano em condições insalubres aos trabalhadores e ainda poluem a atmosfera. O processo convencional de fabricação demanda um alto consumo de energia para atingir uma temperatura próxima de 1000°C, o que gera a emissão de gases poluentes.

Chamado de Eco Blac o tijolo sustentável é composto por 70% de cinzas de caldeiras de fábricas de papel misturadas com hidróxido de sódio, cal e argila e não necessita de calor para sua produção. Ele utiliza apenas a temperatura ambiente, o que evita a eliminação de CO2 (gás carbônico).

Segundo o portal Fast Company, o tijolo faz parte de um projeto para desenvolver habitações de baixo custo e baixa emissão de gases em favelas do centro da Índia. Ele ainda está em fase de testes na cidade de Muzaffarnagar, em Nova Delhi, para provar sua durabilidade a longo prazo.

Assista o processo de fabricação do tijolo:

Fontes: Instituto de EngenhariaEcycleFast Company

Texto produzido em 19/12/2018


Últimas

Notícias

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas

04/07/2025
Notícias

SeaShepherd Brasil organiza mutirões no litoral de SP

Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada

03/07/2025
Notícias

Conexão cidadã leva saúde e dignidade a catadores da zona leste

Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores

02/07/2025
Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025