Recicla Sampa - Troque lixo reciclável por produtos em máquina de logística reversa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Troque lixo reciclável por produtos em máquina de logística reversa

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A máquina do bem. Foto: Divulgação Máquina do Bem

Empresa paulista especializada em gestão de lixo, a Environmental Consultoria, Planejamento e Gestão Ambiental trouxe para o Brasil um modelo de negócio super interessante, que faz sucesso na Europa: a Máquina de Venda Reversa.  

O lance funciona assim: você deposita o lixo reciclável na máquina e ganha pontos, que podem ser trocados por produtos de parceiros do programa. Um ponto pode valer entre R$ 0,10 e R$ 1, dependendo do parceiro, do produto e das ofertas. Aí é só acumular os pontos e escolher onde e pelo que quer trocar.  

“Somos uma empresa com a missão de cuidar das embalagens recicláveis de outras empresas e garantir que essas embalagens sejam reaproveitadas (recicladas) da maneira mais responsável possível. Incentivamos pessoas e empresas a fazerem o bem para o meio ambiente de uma maneira simples e eficiente”, explica o site da empresa.

Logística Reversa

Desde 2010, quando foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa passou a ser uma realidade nas empresas brasileiras. Mas o que é a logística reversa e porque ela é tão importante no contexto da reciclagem de lixo e no impacto dos resíduos no meio ambiente?

Bom, de acordo com o texto da Lei Federal 12.305/2010, a logística reversa é um conjunto de ações destinadas a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação final ambientalmente adequada.

Na prática, a logística reversa promove a coleta, o reuso, a reciclagem, o tratamento e a disposição final dos resíduos após o consumo dos produtos. Ou seja, está diretamente vinculada à responsabilidade das empresas pelas embalagens onde seus produtos são vendidos.

Consolidada em diferentes regiões do mundo, com destaque na Europa, essa importante prática vem ganhando espaço e adeptos a cada ano no Brasil.

Acesse o site da Environmental e saiba como participar

Texto produzido em 01/03/2021


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024