Recicla Sampa - União Europeia endurece regras para embalagens descartáveis
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

União Europeia endurece regras para embalagens descartáveis

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Nova legislação define metas para reciclagem e proíbe plásticos de uso único. Foto: wk1003mike / shutterstock.com

Após uma longa luta política, negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu chegaram a um acordo para reduzir a dependência de embalagens plásticas descartáveis e promover a economia circular no setor.

Para combater o crescimento descontrolado deste tipo de resíduo, a União Europeia estabeleceu metas de redução obrigatórias para seus Estados-Membros: 5% até 2030, 10% até 2035 e 15% até 2040.

A nova legislação também definiu metas de reciclagem e de embalagens retornáveis para segmentos específicos. Entre eles estão o setor de bebidas e os aplicativos de entrega de delivery.

No entanto, a proposta inicial da Comissão Europeia, publicada em novembro de 2022, foi enfraquecida por isenções adotadas sob pressão do lobbie dos grandes fabricantes de produtos e embalagens descartáveis.

Neste sentido, foram decepcionantes as restrições se limitarem apenas aos plásticos de uso único e não a todos os itens descartáveis, como previsto na proposta original.

Também é lamentável que as embalagens de papelão tenham sido excluídas das metas. Este tipo de recuo, mais uma vez resultado da pressão do lobbie, pode comprometer a eficácia da regulamentação.

O temor do movimento ambientalista é que a brecha na lei resulte em um aumento no consumo de embalagens de papel e perpetue a cultura do desperdício.

De acordo com informações da agência AFP, o Parlamento Europeu deve ratificar o compromisso em sua próxima sessão plenária, prevista para acontecer em abril.


Últimas

Notícias

O papel da Economia Circular na sustentabilidade do planeta

Entenda a importância da transição para novos modelos de produção e consumo

12/04/2024
Dicas de Reciclagem

Cotonetes de plástico não são reciclados no Brasil

Conheça opções de hastes plásticas sustentáveis a preços acessíveis

11/04/2024
Notícias

Construção de casas sustentáveis cresce no Brasil

Número de residenciais verdes no país cresceu 40% entre 2022 e 2023

10/04/2024
Notícias

InfluenceMap revela quem são os grandes poluidores do mundo

Relatório aponta para 57 organizações dos setores de combustíveis fósseis e cimento

09/04/2024