Universitários criam concreto com caroços de açaí

07/10/2019

Imagem - Criação será usada na reforma de calçadas de comunidades carentes. Foto: Planeta Pará

Criação será usada na reforma de calçadas de comunidades carentes. Foto: Planeta Pará

Quem vai a Belém do Pará dificilmente deixa de provar um dos pratos mais famosos do local: o açaí, marca registrada dos paraenses. Porém, uma das principais atrações locais também gera uma grande quantidade de resíduos, com as sobras dos caroços que são descartados de forma incorreta nas calçadas e nos rios da cidade.

Pensando em reduzir esse desperdício, alunos do curso de engenharia civil de uma universidade particular de Belém, decidiram elaborar um concreto feito com os caroços do fruto. O item é produzido utilizando 60% de pedras minerais e 40% de caroços, no mesmo processo de fabricação do material convencional.

Totalmente permeável, o produto ecológico auxilia na sobrecarga de água nos solos em dias de chuva, evitando alagamentos. Estima-se que a utilização das sementes reduza o preço de obras entre 15% e 20%. A criação será usada na reforma de calçadas de comunidades carentes, com testes de durabilidade e resistência, para futuramente ser proposto um projeto de utilização do material em vias públicas de grandes centros urbanos.

Os primeiros resultados já foram apresentados no 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, realizado em fevereiro de 2019, em Coimbra, Portugal. O grande objetivo dos pesquisadores é levar a experiência para o mercado da construção civil.

Fontes: R7, G1, Diário Online

Texto produzido em 02/07/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados