07 de Outubro de 2019,00h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Quem vai a Belém do Pará dificilmente deixa de provar um dos pratos mais famosos do local: o açaí, marca registrada dos paraenses. Porém, uma das principais atrações locais também gera uma grande quantidade de resíduos, com as sobras dos caroços que são descartados de forma incorreta nas calçadas e nos rios da cidade.
Pensando em reduzir esse desperdício, alunos do curso de engenharia civil de uma universidade particular de Belém, decidiram elaborar um concreto feito com os caroços do fruto. O item é produzido utilizando 60% de pedras minerais e 40% de caroços, no mesmo processo de fabricação do material convencional.
Totalmente permeável, o produto ecológico auxilia na sobrecarga de água nos solos em dias de chuva, evitando alagamentos. Estima-se que a utilização das sementes reduza o preço de obras entre 15% e 20%. A criação será usada na reforma de calçadas de comunidades carentes, com testes de durabilidade e resistência, para futuramente ser proposto um projeto de utilização do material em vias públicas de grandes centros urbanos.
Os primeiros resultados já foram apresentados no 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, realizado em fevereiro de 2019, em Coimbra, Portugal. O grande objetivo dos pesquisadores é levar a experiência para o mercado da construção civil.
Fontes: R7, G1, Diário Online
Texto produzido em 02/07/2019
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado