20 de Fevereiro de 2019,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Já imaginou estudar em uma escola pública totalmente sustentável? Para os moradores de Jaureguiberry, a 85 quilômetros de Montevidéu, no Uruguai, isso já é uma realidade. Pioneiro na América Latina, o imóvel de 270 metros e com capacidade para 100 alunos foi projetado pelo famoso arquiteto americano Michael Reynolds, conhecido por realizar obras sustentáveis.
Segundo o portal de notícias Hypeness, a construção foi realizada com materiais recicláveis. Foram utilizadas 8 mil latas de alumínio, 5 mil garrafas de vidro usadas, 2 mil pneus cheios de areia, 2 mil metros quadrados de papelão, madeiras e tronco de eucaliptos.
Como a estrutura é 100% sustentável, a energia elétrica fica por conta dos painéis solares dispostos no teto da escola e dos moinhos de vento, que têm a função de captar energia. A água da chuva entra por canaletas e é reutilizada nos banheiros e nas hortas. Sessenta por centro do material utilizado é reciclado e a alimentação das crianças fica por conta das frutas e verduras cultivadas e colhidas das hortas uma vez por semana.
A obra, inaugurada em março de 2016, contou com a colaboração de uma ONG local e de 200 voluntários de 30 diferentes países que se interessaram pelo conceito do projeto. Além da grade curricular convencional, os 39 alunos aprendem sobre reciclagem, compostagem, geração de energia e cultivo da própria comida.
Fontes: Hypeness, G1, Ciclo Vivo, AFP
Texto produzido em 10/01/2019
Dos 286 painéis previstos para o encontro, apenas cinco debateram resíduos sólidos
Estrutura de 55 metros foi construída com diferentes tipos de materiais reciclados
Declaração internacional destaca importância dos profissionais da reciclagem
Produtos fabricados com material reaproveitado podem ter alta de 28% nos impostos