20 de Fevereiro de 2019,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um novo e atraente negócio na área de sustentabilidade está sendo projetado no Brasil: uma usina de biogás que transforma esgoto e resíduos orgânicos em eletricidade. Sediado no Paraná, o projeto terá capacidade de produzir 2,8 de megawatts de eletricidade por meio do lixo, quantidade suficiente para abastecer cerca de 2 mil residências, de acordo com a CS Bionergia, empresa geradora de energia.
A matéria-prima para geração de energia será proveniente das estações de tratamento de esgoto e de concessionárias de coleta de resíduos que recolhem dos grandes geradores, como shoppings e restaurantes. O processo chamado de biodigestão consiste em alguns passos pararelos até sua estação final. Ao mesmo tempo que o lodo de esgoto é recebido e armazenado em um tanque, os resíduos orgânicos passam por um mecanismo de separação até ser levado ao mesmo tanque do lodo, onde acontece a biodigestão. A combinação desses materiais produzirá biogás e também biofertilizantes para a região.
A operação será realizada pela CS Bioenergia, geradora de energia da Cattalini Bioenergia e da Sanepar, e já possui a licença dada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No Brasil, esse será o primeiro empreendimento nesse modelo e a expectativa é de estimular a participação de mais empresários diante de todo potencial energético e econômico.
Fontes: Envolverde
Texto produzido em 21/01/2019
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país