Recicla Sampa - USP desenvolve projeto de reciclagem com a comunidade Jd. São Remo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

USP desenvolve projeto de reciclagem com a comunidade Jd. São Remo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Comunidade Jd. São Remo. Foto: Prefeitura de São Paulo

O Programa USP Municípios, a Superintendência de Gestão Ambiental e a Prefeitura do Campus USP da Capital anunciaram o desenvolvimento de um projeto para a construção de uma Central de Reciclagem em parceria com a comunidade do Jardim São Remo, vizinha à Cidade Universitária.

Uma reunião entre representantes da USP e o pessoal da comunidade determinou a formação de uma comissão conjunta para planejar a criação da cooperativa que atuará na Central de Reciclagem. O espaço também será utilizado para projetos de ensino e pesquisa das diferentes unidades da universidade.

Vice-reitor e coordenador-geral do USP Municípios, Antonio Carlos Hernandes explica que a proposta é construir uma central moderna, que ofereça a infraestrutura necessária para a reciclagem de diversos tipos de materiais.

“É um projeto de inclusão e nosso objetivo é que a comunidade participe de todas as fases do processo, para garantir o seu engajamento. Será um empreendimento que gerará empregos e renda”, comentou Hernandes.

A princípio, a Central trabalhará com a reciclagem do material gerado pela própria Universidade, mas a ideia é que, aos poucos, outras parcerias possam ser desenvolvidas.

Assim como outras iniciativas do USP Municípios, a Central de Reciclagem é um projeto-piloto que pode ser replicado em outros espaços e se tornar uma referência em projetos de sustentabilidade ambiental no Brasil.

“Essa é uma iniciativa de grande importância, porque temos que incentivar a população das periferias a se engajar nas questões ambientais”, avaliou Givanildo Oliveira dos Santos, representante da Associação dos Moradores do Jardim São Remo.

A Central de Reciclagem será construída em um terreno da própria Universidade. O galpão principal ocupará uma área de 570 metros quadrados e terá banheiros, escritório, copa, almoxarifado e oficina. O projeto também prevê a construção de dois pátios de manobra, calçadas e a implantação do trecho da via.

A Central será gerida por um Conselho Gestor, composto de representantes da USP e da comunidade. O projeto básico para a construção já foi aprovado. Agora, a comissão trabalha na elaboração do projeto executivo.

Texto produzido em 3/11/2021


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024