03 de Novembro de 2021,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Programa USP Municípios, a Superintendência de Gestão Ambiental e a Prefeitura do Campus USP da Capital anunciaram o desenvolvimento de um projeto para a construção de uma Central de Reciclagem em parceria com a comunidade do Jardim São Remo, vizinha à Cidade Universitária.
Uma reunião entre representantes da USP e o pessoal da comunidade determinou a formação de uma comissão conjunta para planejar a criação da cooperativa que atuará na Central de Reciclagem. O espaço também será utilizado para projetos de ensino e pesquisa das diferentes unidades da universidade.
Vice-reitor e coordenador-geral do USP Municípios, Antonio Carlos Hernandes explica que a proposta é construir uma central moderna, que ofereça a infraestrutura necessária para a reciclagem de diversos tipos de materiais.
“É um projeto de inclusão e nosso objetivo é que a comunidade participe de todas as fases do processo, para garantir o seu engajamento. Será um empreendimento que gerará empregos e renda”, comentou Hernandes.
A princípio, a Central trabalhará com a reciclagem do material gerado pela própria Universidade, mas a ideia é que, aos poucos, outras parcerias possam ser desenvolvidas.
Assim como outras iniciativas do USP Municípios, a Central de Reciclagem é um projeto-piloto que pode ser replicado em outros espaços e se tornar uma referência em projetos de sustentabilidade ambiental no Brasil.
“Essa é uma iniciativa de grande importância, porque temos que incentivar a população das periferias a se engajar nas questões ambientais”, avaliou Givanildo Oliveira dos Santos, representante da Associação dos Moradores do Jardim São Remo.
A Central de Reciclagem será construída em um terreno da própria Universidade. O galpão principal ocupará uma área de 570 metros quadrados e terá banheiros, escritório, copa, almoxarifado e oficina. O projeto também prevê a construção de dois pátios de manobra, calçadas e a implantação do trecho da via.
A Central será gerida por um Conselho Gestor, composto de representantes da USP e da comunidade. O projeto básico para a construção já foi aprovado. Agora, a comissão trabalha na elaboração do projeto executivo.
Texto produzido em 3/11/2021
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos