Recicla Sampa - USP é uma das universidades mais sustentáveis do mundo
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

USP é uma das universidades mais sustentáveis do mundo

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo. Foto: Alf Ribeiro/shutterstock.com

Responsável por mais de 20% da produção científica brasileira, a Universidade de São Paulo é reconhecida positivamente em rankings mundiais que medem a qualidade das universidades pelos mais diversos critérios. Com mais de 183 cursos de graduação, 42 unidades, 58 mil alunos, a USP é considerada uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil.

E agora acumula mais uma importante marca: uma das mais sustentáveis do mundo. A informação consta da última lista do UI GreenMetric World University Ranking, sistema de ranqueamento que mensura a questão ambiental em universidades. Proposto e implantado pela Universidade da Indonésia (UI), o ranking foi divulgado no final de 2018 e colocou a USP na 23ª posição – de um total de 719 instituições de 81 países – entre as que mais atuam com modelos sustentáveis.

Líder em sustentabilidade no Brasil, a Universidade subiu cinco posições no ranking em relação ao ano de 2017. Ainda há questões a serem aprimoradas, como a gestão da água, que alcançou 70% da pontuação, enquanto o quesito infraestrutura chegou a 96.67%.

Para Patrícia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental da USP durantes os anos 2016, 2017 e 2018, alguns fatores importantes como a formação de grupos de trabalho para pensar o tema e a organização dos dados de toda a Universidade para entender a questão foram relevantes para o alcance da posição. “Lembrando que a sustentabilidade envolve não só a questão ambiental, mas social e econômica. É papel da universidade ser um agente de mudança”, afirma em matéria do Jornal da USP.

A Universidade possui uma Superintendência de Gestão Ambiental, criada em 2012, responsável por planejar, implantar, manter e promover a sustentabilidade ambiental nos campi e nas áreas de pesquisa da instituição. O órgão elaborou a Política Ambiental da USP, que reúne iniciativas voltadas às questões ambientais. Conheça as demais categorias avaliadas e o desempenho da USP.

Fontes: USPJornal da USP e UI GreenMetric World University Ranking


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024