Recicla Sampa - Venezuelanos e brasileiros se unem para coletar resíduos na Amazônia
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Venezuelanos e brasileiros se unem para coletar resíduos na Amazônia

Veja outros artigos relacionados a seguir

Venezuelanos que ultrapassaram a fronteira e estão residindo na região amazônica se uniram a um grupo de brasileiros por uma causa nobre: limpar as águas do maior rio do mundo, o Amazonas.

Como forma de gratidão pelo país que os acolheu e hoje chamam de lar, a comunidade participou da iniciativa “Igarapés Limpos”, que realiza mutirões de limpeza nas margens dos rios da bacia amazônica. A atividade foi organizada por promotores comunitários da Agência da ONU para refugiados (ACNUR).

O calor de mais de 30 graus não atrapalhou o grupo de voluntários que, com luvas, máscara e sacos de lixo, retiraram uma tonelada de resíduos. Eles coletaram plástico, papel, borracha, metal e até equipamentos eletrônicos do Parque do Mindu, área de conservação ambiental da Amazônia.

Cristina, venezuelana de 40 anos, uma das participantes, disse que cuidar do meio ambiente é como cuidar de você mesmo. “Sinto que estou mudando alguma coisa, fazendo parte de algo que gera transformação. O que mais gostei é poder fazer algo produtivo pela comunidade e meio ambiente que nos rodeia”.

A ONU incentiva e desenvolve atividades como essa em parcerias com organizações para que se promova o empoderamento e autonomia dos venezuelanos, além de facilitar a convivência entre imigrantes e brasileiros.

“É muito importante incentivar ações que promovam a integração dos refugiados com a comunidade local e a preservação ambiental. Os resultados são muito mais significativos quando as pessoas se unem”, disse Raquel Callelato, oficial de proteção da ONU.

Fonte: ONU Brasil

Texto produzido em 16/01/2020


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024