Recicla Sampa - Virada ODS chama atenção dos paulistanos para sustentabilidade
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Virada ODS chama atenção dos paulistanos para sustentabilidade

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Evento busca popularizar agenda ambiental da ONU e apresentar SP como vanguarda. Foto: ADVTP / shutterstock.com

A cidade de São Paulo promove neste fim de semana a Virada ODS, evento que busca apresentar aos paulistanos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.

As atividades acontecem no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em outros nove pontos de todas as regiões da capital, a maioria deles em CEUs, e incluem ações culturais, educativas, feiras de negócios e um congresso internacional.

Entre os palestrantes estão Ban Ki-moon, ex-secretário geral da ONU, Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil, a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e o prefeito Ricardo Nunes.

Destaque também para a presença do ex-presidente do México, Felipe Calderón, do vencedor do Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, do médico Drauzio Varella, da escritora Nina Silva e da filósofa Djamila Ribeiro.

A participação é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição antecipadamente já que as palestras têm vagas limitadas.

De acordo com o site do evento, apenas 1% da população brasileira conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Virada representa um despertar rumo às grandes transformações necessárias para um futuro melhor.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O lema é não deixar ninguém para trás.

Por isso, foram estabelecidos 17 objetivos com 169 metas a serem alcançadas por ações conjuntas de governos, organizações, empresas e sociedade.

Essa agenda está pautada em cinco áreas, os chamados 5 Ps: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. Cada uma representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um mundo mais sustentável ambientalmente, justo e inclusivo.

"Neste século, nosso principal tema, na agenda mundial, é o enfrentamento às mudanças climáticas, pois elas têm provocado intenso movimento migratório. Temos incêndios, enchentes e temporais como nunca vimos! As administrações de cidades podem fazer muito, com iniciativas sustentáveis, a exemplo do que já faz São Paulo. Queremos inspirar boas práticas", disse Marta Suplicy.

Texto produzido em 8/7/2022


Últimas

Notícias

Cooperativa Crescer instala novo sistema elevado de triagem

Infraestrutura amplia eficiência na coleta, impulsiona ganhos ambientais e sociais

05/12/2025
Notícias

Descarte de algodão revela contradição na reciclagem de tecidos

Especialista aponta desperdício e defende avanço urgente da economia circular

03/12/2025
Notícias

Ancat entrega convite da ExpoCatadores ao ministro Boulos

Representantes de catadores defendem avanços por políticas públicas em Brasília

01/12/2025
Notícias

Brasil cria entidade para combater greenwashing

Novo órgão público vai rastrear e auditar toda cadeia da reciclagem no país

28/11/2025