Recicla Sampa - Virada ODS chama atenção dos paulistanos para sustentabilidade
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Virada ODS chama atenção dos paulistanos para sustentabilidade

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Evento busca popularizar agenda ambiental da ONU e apresentar SP como vanguarda. Foto: ADVTP / shutterstock.com

A cidade de São Paulo promove neste fim de semana a Virada ODS, evento que busca apresentar aos paulistanos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030.

As atividades acontecem no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em outros nove pontos de todas as regiões da capital, a maioria deles em CEUs, e incluem ações culturais, educativas, feiras de negócios e um congresso internacional.

Entre os palestrantes estão Ban Ki-moon, ex-secretário geral da ONU, Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil, a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, e o prefeito Ricardo Nunes.

Destaque também para a presença do ex-presidente do México, Felipe Calderón, do vencedor do Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, do médico Drauzio Varella, da escritora Nina Silva e da filósofa Djamila Ribeiro.

A participação é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição antecipadamente já que as palestras têm vagas limitadas.

De acordo com o site do evento, apenas 1% da população brasileira conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Virada representa um despertar rumo às grandes transformações necessárias para um futuro melhor.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O lema é não deixar ninguém para trás.

Por isso, foram estabelecidos 17 objetivos com 169 metas a serem alcançadas por ações conjuntas de governos, organizações, empresas e sociedade.

Essa agenda está pautada em cinco áreas, os chamados 5 Ps: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta. Cada uma representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um mundo mais sustentável ambientalmente, justo e inclusivo.

"Neste século, nosso principal tema, na agenda mundial, é o enfrentamento às mudanças climáticas, pois elas têm provocado intenso movimento migratório. Temos incêndios, enchentes e temporais como nunca vimos! As administrações de cidades podem fazer muito, com iniciativas sustentáveis, a exemplo do que já faz São Paulo. Queremos inspirar boas práticas", disse Marta Suplicy.

Texto produzido em 8/7/2022


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024