Recicla Sampa - Volume de lixo reciclado dobra em um ano no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Volume de lixo reciclado dobra em um ano no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Aumento foi impulsionado pela expansão da coleta seletiva e pelo crescimento da atuação de catadores informais. Foto: Joa Souza.

O volume de lixo reciclado saltou de 3,5% para 8% de 2022 para 2023 no Brasil, revela o Panorama dos Resíduos Sólidos, divulgado na última terça-feira (10) pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

De acordo com o documento, o aumento foi impulsionado pela expansão da coleta seletiva e pelo crescimento da atuação de catadores informais no país, que gerou 80,96 milhões de toneladas de resíduos em 2023.

Esse volume é ligeiramente superior ao registrado em 2022, quando a média foi de 380 quilos por pessoa. A média atual está em 382 quilos per capita, que representa um aumento de 0,4%.

Desse total, cerca de 69,3 milhões (85%) de toneladas foram destinadas à decomposição final, seja de maneira ambientalmente adequada, em aterros sanitários, ou de forma inadequada, em aterros irregulares.

Vale lembrar que apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinar o fim dos lixões neste ano, quase 40% do total do lixo gerado ainda têm disposição ambientalmente incorreta.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, existem cerca de três mil lixões ativos no país e pelo menos 161 mil toneladas de lixo foram enterradas pelos cidadãos em seus próprios terrenos.

Biocombustível no Brasil

O levantamento aponta também o potencial de produção de biocombustível a partir do aproveitamento do biometano, gerado pela decomposição de matéria orgânica nos aterros sanitários.

Esse processo permite capturar e reaproveitar o metano, gás mais poluente que o dióxido de carbono, para a geração de eletricidade.

O estudo revelou que se todas as cidades com mais de 320 mil habitantes destinassem seus resíduos para aterros sanitários com plantas de biometano, o Brasil poderia produzir até 2,86 milhões de Nm³/dia, cinco vezes mais do que a capacidade atual.

Clique aqui e veja o Panorama dos Resíduos Sólidos na íntegra


Últimas

Notícias

Conexão cidadã leva saúde e dignidade a catadores da zona leste

Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores

02/07/2025
Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025
Notícias

México lidera reciclagem de PET no mundo

País alcança índice de 64% de reaproveitamento do material e vira exemplo

27/06/2025
Notícias

Proibição de sacos plásticos reduz lixo nas praias em até 47%

Estudo avalia eficiência de leis contra sacolinhas descartáveis no mundo

26/06/2025