13 de Marco de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo e a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) inauguraram no último mês de fevereiro três novos Ecopontos na zona leste da capital: Aricanduva, Itaquera e Guaianases.
A cidade conta agora com 118 unidades onde a população pode descartar corretamente e gratuitamente seu lixo reciclável, restos de poda de árvore, objetos como móveis antigos e até 1m³ de entulho.
Desde o segundo semestre do ano passado, a Prefeitura já inaugurou 11 novos Ecopontos distribuídos pelas seguintes Subprefeituras: São Miguel Paulista; (1) Casa Verde/Cachoeirinha; (2) Sapopemba; (1) Jaçanã/Tremembé; (1) Vila Prudente; (1) Mooca; (2) Santo Amaro e (1) Sé.
Segundo dados da AMLURB, cresce a cada ano a adesão da população ao descarte correto de resíduos nos Ecopontos. Entre 2016 e 2019, as unidades registraram um aumento de 56% no volume de lixo descartado.
E essa ampliação reflete diretamente na realidade de São Paulo. De acordo com o último levantamento, houve queda de 58% no descarte irregular de resíduos desde 2016, ano que a cidade registrou quatro mil pontos.
Importante destacar que os Ecopontos seguem funcionando normalmente, mesmo durante as restrições das diferentes fases da pandemia do Covid 19. A única diferença é que os funcionários das unidades não manuseiam o material descartado. Ele é feito diretamente nas caçambas ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6 às 22 horas. Aos domingos e feriados funcionam das 6 às 18 horas.
Confira a lista completa e encontre o Ecoponto mais próximo da sua casa.
Texto produzido em 13/03/2021
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos