13 de Marco de 2021,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Prefeitura de São Paulo e a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) inauguraram no último mês de fevereiro três novos Ecopontos na zona leste da capital: Aricanduva, Itaquera e Guaianases.
A cidade conta agora com 118 unidades onde a população pode descartar corretamente e gratuitamente seu lixo reciclável, restos de poda de árvore, objetos como móveis antigos e até 1m³ de entulho.
Desde o segundo semestre do ano passado, a Prefeitura já inaugurou 11 novos Ecopontos distribuídos pelas seguintes Subprefeituras: São Miguel Paulista; (1) Casa Verde/Cachoeirinha; (2) Sapopemba; (1) Jaçanã/Tremembé; (1) Vila Prudente; (1) Mooca; (2) Santo Amaro e (1) Sé.
Segundo dados da AMLURB, cresce a cada ano a adesão da população ao descarte correto de resíduos nos Ecopontos. Entre 2016 e 2019, as unidades registraram um aumento de 56% no volume de lixo descartado.
E essa ampliação reflete diretamente na realidade de São Paulo. De acordo com o último levantamento, houve queda de 58% no descarte irregular de resíduos desde 2016, ano que a cidade registrou quatro mil pontos.
Importante destacar que os Ecopontos seguem funcionando normalmente, mesmo durante as restrições das diferentes fases da pandemia do Covid 19. A única diferença é que os funcionários das unidades não manuseiam o material descartado. Ele é feito diretamente nas caçambas ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6 às 22 horas. Aos domingos e feriados funcionam das 6 às 18 horas.
Confira a lista completa e encontre o Ecoponto mais próximo da sua casa.
Texto produzido em 13/03/2021
Unidade localizada em Bebedouro vai reduzir emissões e substituir combustíveis fósseis
Projeto resgata peças de marcas renomadas e oferece gratuitamente aos consumidores
Novos veículos de coleta vão deixar de consumir 65 mil litros de óleo diesel por mês
Inscrições para o edital Tudo na Circularidade devem ser feitas dia 5 de maio